Saúde

Golpistas se passam por servidores da Vigilância Sanitária em ação contra salões de beleza

Visa alerta para golpe aplicado por telefone ou Whatsapp usando o nome do órgão, ressalta que não agenda fiscalizações e orienta que abordagens sejam denunciadas

Por 7Segundos com Assessoria 15/02/2024 14h02
Golpistas se passam por servidores da Vigilância Sanitária em ação contra salões de beleza
Vigilância Sanitária não entra em contato com estabelecimentos por telefone - Foto: Ascom SMS

A Vigilância Sanitária de Maceió alerta aos proprietários de salão de beleza para um novo golpe. A tentativa criminosa está sendo realizada por telefone e pelo aplicativo WhatsApp. Uma pessoa que se passa por servidor da Vigilância Sanitária do Município (Visa) solicita que o representante do estabelecimento envie um código recebido em seu aparelho celular, a fim de confirmar uma fiscalização no local.

Esse tipo de procedimento não é realizado pelo órgão, pois as fiscalizações são promovidas de forma rotineira, com inspeções diárias e também por meio do atendimento de denúncias pelo contato oficial da Visa, que garante o anonimato dos denunciantes.

Airton Santos, chefe especial da Visa Maceió, alertou sobre o contato para a suposta fiscalização.

“Não informamos previamente os locais que realizaremos as inspeções, nem entramos em contato antes da fiscalização. Além disso, as denúncias são mantidas em sigilo e não encaminhamos arquivos - texto, foto ou vídeo - de denúncias por e-mail ou WhatsApp para estabelecimentos denunciados, e tão pouco enviamos e solicitamos códigos de verificação. Caso isso aconteça, é golpe”, destaca.

De acordo com uma proprietária de um desses estabelecimentos que teria recebido uma ligação telefônica, o golpista se identifica como funcionário da Visa, informa que recebeu uma denúncia que o salão não disponibiliza álcool em gel e que está ligando para checar a veracidade das fotos. Comunica, ainda, que antes de deslocar uma equipe de fiscalização até o local, enviará fotos da denúncia por meio de WhatsApp, para isso, seria necessário o envio de um código de verificação.

Caso o comerciante suspeite de golpe, ou para demais dúvidas, o contato deve ser feito pelos canais oficiais da Vigilância Sanitária: 3312-5496, 8752-2000 (WhatsApp) e e-mail: [email protected]