Transporte

DMTT alerta sobre prazo para recadastro do Passe Livre

Pela primeira vez, procedimento pode ser realizado pelo aplicativo Vamu Escolar

Por 7Segundos com Assessoria 21/02/2024 21h09
DMTT alerta sobre prazo para recadastro do Passe Livre
Aplicativo Vamu Escolar permite recadastro do conforto de casa - Foto: Joyce Juliana/Ascom DMTT

Para acessar o Passe Livre, benefício implementado pela Prefeitura de Maceió que garante 44 embarques mensais gratuitos, estudantes precisam estar em dia com o recadastro. O prazo para atualização dos dados da bilhetagem estudantil iniciou no dia 2 de janeiro de 2024 e segue até o dia 31 de março.

Um levantamento prévio do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) apontou que, dos 54 mil 200 estudantes ativos em 2023 e que são aguardados para o recadastro em 2024, pouco mais de 7.550 já realizaram a atualização. Não realizar o procedimento obrigatório implica na suspensão do acesso ao Passe Livre e à meia tarifa, que é paga quando o estudante excede os 44 usos gratuitos.

Uma novidade é que, neste ano, os estudantes podem fazer o procedimento pelo celular, por meio do aplicativo Vamu Escolar. A documentação é a mesma e os estudantes podem realizar a atualização de forma cômoda e prática do conforto de casa, sem precisar enfrentar filas. O aplicativo é intuitivo e de fácil entendimento e está disponível para sistemas operacionais Android e iOS.

“A iniciativa é mais um passo na modernização do sistema de transportes da capital. Já temos um dos serviços de bilhetagem mais modernos do Brasil, mas os estudantes ainda tinham que enfrentar filas no período de recadastro. Agora, o procedimento pode ser feito também por um smartphone e sem burocracia. De qualquer forma é importante que não deixem para a última hora”, contou o diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Glauco Oliveira.

Para o procedimento, é necessário apresentar originais e cópias da Carteira de Identidade e do CPF, foto 3X4 colorida e atual, comprovante de residência de até três meses e ficha de cadastro/recadastro preenchida, carimbada e assinada pela instituição de ensino, disponível no site do Vamu. Na ocasião, será cobrada uma taxa no valor de R$ 8,00.

A estudante de jornalismo, Lys Mendonça, falou da praticidade de fazer o recadastro pelo app. “Foi bem rápido a resposta do recadastro, no dia seguinte já estava tudo certinho e já poderia usar o cartão normalmente. É bem melhor que ter que se deslocar e ficar horas na fila pra fazer algo que dura menos de cinco minutos”, avaliou.

Pontos Tradicionais

Caso queiram realizar a atualização de forma presencial, os estudantes devem comparecer à sede do Vamu, localizada na Rua Buarque de Macedo (Centro), ou terminais do Benedito Bentes, Colina dos Eucaliptos, Cruz das Almas, Salvador Lyra, Trapiche da Barra e Graciliano Ramos.