Cultura

Prefeitura de Maceió oferece oficina para ensinar nova técnica a artesãs

Matéria-prima para a confecção das peças é a fibra da bananeira

Por 7Segundos com Assessoria 28/02/2024 17h05
Prefeitura de Maceió oferece oficina para ensinar nova técnica a artesãs
Oficina está sendo realizada no Mercado das Artes 31 - Foto: Felipe Sóstenes/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com o Mercado das Artes 31, promove esta semana uma oficina de artesanato a partir do beneficiamento da fibra da bananeira. O objetivo da capacitação é ensinar esta técnica a artesãs para que elas possam agregar mais conhecimento e, assim gerar, mais renda.

“Capacitações como estas são muito importantes para oferecer mais oportunidades para os artesãos. Nossa ideia é desenvolver, cada vez mais, novas aptidões para quem trabalha com o artesanato. A realização de oficinas como estas reforça o compromisso da Prefeitura de Maceió com os artesãos da capital”, disse Salomé Holanda, coordenadora de Economia Solidária da Prefeitura de Maceió.

A artesã Regina Lopes Freire foi a facilitadora da oficina. Ela ensinou para as participantes da formação, técnicas para a confecção de peças como bolsas, carteiras, sousplats e mandalas. Regina explicou que o aprendizado vai agregar valores aos produtos confeccionados pelas artesãs.

“É um material bastante apreciado por turistas e por quem vive aqui também. A fibra da bananeira é algo bem regional com bastante durabilidade. Aqui, nós estamos ensinando que podem ser produzidas peças que vão além dos já tradicionais produtos de praia. Hoje, você pode usar uma bolsa de fibra de bananeira em um casamento e outras peças para decoração. Tudo isso gera renda”, afirmou Regina.

As amigas Elisabete Estevam e Ana Lúcia da Silva estão participando da oficina. As duas têm no artesanato suas fontes de renda. “Eu trabalho com folha desidratada. Vi esta oportunidade e me interessei pelo curso. Tudo o que vier para agregar é sempre bem-vindo. Quero sempre avançar no meu trabalho com mais conhecimento, cada vez mais”, destacou Elisabete.

Ana Lúcia trabalha com biscuit e ficou sabendo da oficina pela amiga Elisabete. “O que me mantém é o meu biscuit. Quem é artesão quer somar no seu currículo, sempre quero ter conhecimento sobre novidades”, colocou a artesã.

Interessados em participar de cursos ofertados pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes) podem procurar a sede do órgão, localizada no primeiro andar do Shopping Popular, na Praça Deodoro, no Centro de Maceió.