Viral

Sexo entre baleias-jubarte é registrado pela 1ª vez — e é entre dois machos

Comportamento já foi observado em outras espécies de cetáceos, mas é novidade entre jubartes; pesquisadores sugerem que ato pode não ter sido consensual

Por Revista Galileu 29/02/2024 10h10
Sexo entre baleias-jubarte é registrado pela 1ª vez — e é entre dois machos
Sexo entre baleias-jubarte é registrado pela 1ª vez — e é entre dois machos - Foto: Lyle Krannichfeld e Brandi Romano/Pacific Whale Foundation

Pela primeira vez, duas baleias-jubarte formam registradas copulando em seu habitat na natureza. Conforme publicado no periódico Marine Mammal Science nesta terça-feira (27), ambos os animais fotografados eram machos.

Seria esse apenas um acaso ou um comportamento comum da espécie? Os pesquisadores ainda não sabem. Mas eles apontam que comportamentos como esse entre animais do mesmo sexo é algo bem documentado entre cetáceos, apesar de ser a primeira vez que é observado entre baleias-jubartes.

"Essa descoberta desafia nossas noções preconcebidas sobre o comportamento das baleias-jubarte. Embora reconheçamos há muito tempo as complexas estruturas sociais dessas incríveis criaturas, testemunhar a cópula de duas baleias machos pela primeira vez é um evento único e notável", disse Stephanie Stack, da Pacific Whale Foundation, em comunicado.

As baleias foram observadas na costa de Maui, no Havaí — Foto: Lyle Krannichfeld e Brandi Romano

As jubartes passam o verão do hemisfério norte se alimentando em águas polares, e então migram para os trópicos no inverno, quando dão à luz a filhotes. Espera-se que, se a maior parte das cópulas ocorre em águas mais quentes, as probabilidades de capturar o ocorrido sejam maiores.

Porém, apenas considerando os casos observados de pênis à mostra (sem cópula) em cetáceos, esses incluem poucas jubartes. Nos cinco relatos referentes a essa espécie, os machos estavam apontando o órgão para outro macho, porém quatro desses casos envolviam machos competindo por uma fêmea fértil.

No dia 19 de janeiro de 2024, as baleias registradas se aproximaram do barco dos fotógrafos — um comportamento pouco usual para esses animais, que costumam evitar a presença de humanos em momentos como esses. Por isso, pesquisadores sugerem que o ato sexual poderia não ter sido consensual.

Um dos machos estava magro e infestado de parasitas, o que pode ser resultado de um golpe de navio em sua mandíbula. Já o outro, aproximou-se do primeiro, iniciando o ato. O segundo animal é mais velho e está no banco de dados Happywhale desde 1993, o que sugere que a idade não é um impeditivo para a atividade sexual de jubartes.

"Nos cetáceos machos, a atividade homossexual pode envolver a inserção do pênis de um macho na fenda genital", explicou Stack e coautores no estudo sobre o ocorrido.