Sexo entre baleias-jubarte é registrado pela 1ª vez — e é entre dois machos
Comportamento já foi observado em outras espécies de cetáceos, mas é novidade entre jubartes; pesquisadores sugerem que ato pode não ter sido consensual
Pela primeira vez, duas baleias-jubarte formam registradas copulando em seu habitat na natureza. Conforme publicado no periódico Marine Mammal Science nesta terça-feira (27), ambos os animais fotografados eram machos.
Seria esse apenas um acaso ou um comportamento comum da espécie? Os pesquisadores ainda não sabem. Mas eles apontam que comportamentos como esse entre animais do mesmo sexo é algo bem documentado entre cetáceos, apesar de ser a primeira vez que é observado entre baleias-jubartes.
"Essa descoberta desafia nossas noções preconcebidas sobre o comportamento das baleias-jubarte. Embora reconheçamos há muito tempo as complexas estruturas sociais dessas incríveis criaturas, testemunhar a cópula de duas baleias machos pela primeira vez é um evento único e notável", disse Stephanie Stack, da Pacific Whale Foundation, em comunicado.

As jubartes passam o verão do hemisfério norte se alimentando em águas polares, e então migram para os trópicos no inverno, quando dão à luz a filhotes. Espera-se que, se a maior parte das cópulas ocorre em águas mais quentes, as probabilidades de capturar o ocorrido sejam maiores.
Porém, apenas considerando os casos observados de pênis à mostra (sem cópula) em cetáceos, esses incluem poucas jubartes. Nos cinco relatos referentes a essa espécie, os machos estavam apontando o órgão para outro macho, porém quatro desses casos envolviam machos competindo por uma fêmea fértil.
No dia 19 de janeiro de 2024, as baleias registradas se aproximaram do barco dos fotógrafos — um comportamento pouco usual para esses animais, que costumam evitar a presença de humanos em momentos como esses. Por isso, pesquisadores sugerem que o ato sexual poderia não ter sido consensual.
Um dos machos estava magro e infestado de parasitas, o que pode ser resultado de um golpe de navio em sua mandíbula. Já o outro, aproximou-se do primeiro, iniciando o ato. O segundo animal é mais velho e está no banco de dados Happywhale desde 1993, o que sugere que a idade não é um impeditivo para a atividade sexual de jubartes.
"Nos cetáceos machos, a atividade homossexual pode envolver a inserção do pênis de um macho na fenda genital", explicou Stack e coautores no estudo sobre o ocorrido.
Últimas notícias
Semarh divulga previsão do tempo para esta quarta-feira (20) em Alagoas
Ação do prefeito Ronaldo Lopes reduz pela metade taxas anuais para taxistas e mototaxistas de Penedo
Charles Pacheco participa de Marcha Municipalista em busca de avanços para São Sebastião
Conselho Tutelar reage após ser acusado de omissão por youtuber de 16 anos
Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea no Ifal do Benedito Bentes
Obras de drenagem e pavimentação avançam na comunidade Sabiá, em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
