Alfredo Gaspar propõe projeto que permite instalação de cabine blindada para motorista de táxi ou aplicativo
A proposta formaliza a permissão para a instalação de cabines blindadas nos veículos
Motoristas de táxi e transporte por aplicativos estão expostos diariamente ao risco de assaltos e até mesmo de latrocínios durante suas rotinas de trabalho. Diante do aumento desses casos de violência no país, o deputado federal Alfredo Gaspar (União - Alagoas) apresentou o Projeto de Lei 5666/2023, que permitirá a instalação de cabines de segurança blindadas nesses veículos de serviços.
Segundo o parlamentar alagoano, o objetivo principal é reduzir a vulnerabilidade dos motoristas a assaltos e agressões, especialmente em áreas urbanas onde os índices de criminalidade são mais elevados. "A violência é uma realidade perversa que atinge toda a sociedade brasileira. Infelizmente, a sensação de insegurança é grande para todos, assim como no caso de motoristas de táxi e de aplicativos de transporte, que convivem diariamente com o medo de atos criminosos, inclusive o de serem assassinados", explica.
A proposta formaliza a permissão para a instalação de cabines blindadas nos veículos, oferecendo uma camada adicional de segurança, utilizando como parte dos itens previstos na Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana e na Lei 14.042/20. Além disso, o projeto propõe a utilização do Fundo Garantidor para Investimentos do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (FGI PEAC), via BNDES, para facilitar a aquisição e instalação.
"Dados recentes indicam um aumento nos casos de violência contra motoristas de aplicativo, tornando a iniciativa uma resposta crucial para proteger esses profissionais essenciais. As cabines blindadas não apenas oferecem segurança física adicional, mas também podem atuar como um elemento dissuasivo, desencorajando potenciais agressores", completa o deputado Alfredo Gaspar.
*Tramitação:*
O Projeto de Lei 5666/2023, que tem como coautor o deputado Alberto Fraga (PL-DF), tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Viação e Transportes; de Segurança Pública; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, sem precisar de votação no plenário da Câmara dos Deputados.
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
