Alfredo Gaspar propõe projeto que permite instalação de cabine blindada para motorista de táxi ou aplicativo
A proposta formaliza a permissão para a instalação de cabines blindadas nos veículos
Motoristas de táxi e transporte por aplicativos estão expostos diariamente ao risco de assaltos e até mesmo de latrocínios durante suas rotinas de trabalho. Diante do aumento desses casos de violência no país, o deputado federal Alfredo Gaspar (União - Alagoas) apresentou o Projeto de Lei 5666/2023, que permitirá a instalação de cabines de segurança blindadas nesses veículos de serviços.
Segundo o parlamentar alagoano, o objetivo principal é reduzir a vulnerabilidade dos motoristas a assaltos e agressões, especialmente em áreas urbanas onde os índices de criminalidade são mais elevados. "A violência é uma realidade perversa que atinge toda a sociedade brasileira. Infelizmente, a sensação de insegurança é grande para todos, assim como no caso de motoristas de táxi e de aplicativos de transporte, que convivem diariamente com o medo de atos criminosos, inclusive o de serem assassinados", explica.
A proposta formaliza a permissão para a instalação de cabines blindadas nos veículos, oferecendo uma camada adicional de segurança, utilizando como parte dos itens previstos na Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana e na Lei 14.042/20. Além disso, o projeto propõe a utilização do Fundo Garantidor para Investimentos do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (FGI PEAC), via BNDES, para facilitar a aquisição e instalação.
"Dados recentes indicam um aumento nos casos de violência contra motoristas de aplicativo, tornando a iniciativa uma resposta crucial para proteger esses profissionais essenciais. As cabines blindadas não apenas oferecem segurança física adicional, mas também podem atuar como um elemento dissuasivo, desencorajando potenciais agressores", completa o deputado Alfredo Gaspar.
*Tramitação:*
O Projeto de Lei 5666/2023, que tem como coautor o deputado Alberto Fraga (PL-DF), tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Viação e Transportes; de Segurança Pública; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, sem precisar de votação no plenário da Câmara dos Deputados.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
