Polícia

Polícia Federal em Alagoas desencadeia Operação contra fraude eleitoral

Uma equipe composta por seis policiais federais cumpriu mandados de busca e apreensão, prisão preventiva e identificação criminal

Por 7Segundos 14/03/2024 15h03
Polícia Federal em Alagoas desencadeia Operação contra fraude eleitoral
Polícia Federal - Foto: reprodução

Na manhã desta quinta-feira(14), a Polícia Federal em Alagoas lançou a Operação MIMETISTA, com o propósito de encerrar as investigações sobre a conduta de um indivíduo que apresentou quatro identidades distintas perante a Justiça Eleitoral para fins de registro eleitoral.

Uma equipe composta por seis policiais federais cumpriu mandados de busca e apreensão, prisão preventiva e identificação criminal, emitidos pela 2ª Zona Eleitoral de Maceió/AL.

A investigação teve início após a Justiça Eleitoral detectar que os dados biométricos de quatro pessoas eram semelhantes, apesar das diferenças nas documentações pessoais, o que resultou na abertura de um Inquérito Policial pela Polícia Federal. Após análise pericial, foi confirmado que a identificação biométrica presente nos registros eleitorais pertence à mesma pessoa.

Durante a operação, o suspeito foi localizado e preso preventivamente, e os mandados de busca e apreensão foram cumpridos, seguidos pelo procedimento de identificação criminal autorizado judicialmente.

A inscrição fraudulenta de eleitor, conforme o artigo 289 do Código Eleitoral, é considerada um crime grave, sujeitando o indivíduo implicado a uma pena de até cinco anos de reclusão.

Por fim, a Polícia Federal mantém-se vigilante e atuando preventivamente no combate aos crimes eleitorais, especialmente neste ano eleitoral.