Polícia Federal em Alagoas desencadeia Operação contra fraude eleitoral
Uma equipe composta por seis policiais federais cumpriu mandados de busca e apreensão, prisão preventiva e identificação criminal
Na manhã desta quinta-feira(14), a Polícia Federal em Alagoas lançou a Operação MIMETISTA, com o propósito de encerrar as investigações sobre a conduta de um indivíduo que apresentou quatro identidades distintas perante a Justiça Eleitoral para fins de registro eleitoral.
Uma equipe composta por seis policiais federais cumpriu mandados de busca e apreensão, prisão preventiva e identificação criminal, emitidos pela 2ª Zona Eleitoral de Maceió/AL.
A investigação teve início após a Justiça Eleitoral detectar que os dados biométricos de quatro pessoas eram semelhantes, apesar das diferenças nas documentações pessoais, o que resultou na abertura de um Inquérito Policial pela Polícia Federal. Após análise pericial, foi confirmado que a identificação biométrica presente nos registros eleitorais pertence à mesma pessoa.
Durante a operação, o suspeito foi localizado e preso preventivamente, e os mandados de busca e apreensão foram cumpridos, seguidos pelo procedimento de identificação criminal autorizado judicialmente.
A inscrição fraudulenta de eleitor, conforme o artigo 289 do Código Eleitoral, é considerada um crime grave, sujeitando o indivíduo implicado a uma pena de até cinco anos de reclusão.
Por fim, a Polícia Federal mantém-se vigilante e atuando preventivamente no combate aos crimes eleitorais, especialmente neste ano eleitoral.
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
