Cultura

Rap alagoano: Huná se destaca no cenário musical sendo artista independente

Conheça um pouco do trabalho da cantora e compositora maceioense

Por 7Segundos 19/03/2024 06h06
Rap alagoano: Huná se destaca no cenário musical sendo artista independente
Rap alagoano: Huná se destaca no cenário musical sendo artista independente - Foto: Cortesia

Cantora, compositora e atriz de Maceió/AL, especificamente, do bairro Vergel do Lago. Huná é o seu alter ego que traz à tona a parte mais forte de sua vida. Tornando tudo aquilo que ela queria ser quando tinha 13 anos de idade: uma mulher corajosa, determinada e forte. Ela abraça cada desafio com determinação, guiando-se pela convicção de que cada passo dado a aproxima ainda mais de seus objetivos como artista.

Seu interesse pela música surgiu desde pequena, sempre foi muito enérgica, criativa e artística. Começou a cantar no coral da igreja ainda na infância, inspirada pela presença de sua mãe, que também participava do grupo musical.

No entanto, os anos se passaram e o sonho pela música acabou se distanciando. Foi somente em 2020, durante o período pandêmico, que ela voltou a compor algumas canções e, a partir desse momento, gravou algumas faixas que trouxeram o seu sonho de volta à realidade.

A escolha do rap como gênero de seus trabalhos surgiu naturalmente devido à sua afinidade prévia com as canções do gênero, especialmente ao escrever poemas e músicas para projetos escolares.

A paixão já existente pelo rap foi fundamental para transformar esse sonho em algo profissional. Além disso, a influência das roupas dos rappers e da forma como as meninas do rap cantavam também desempenharam um papel importante nessa escolha.

EP “Huná”


O EP foi dividido em duas partes: a primeira foi lançada em outubro de 2020 e a segunda em janeiro de 2021. A intenção dessa forma de lançamento foi destacar sua desenvoltura e o processo de evolução que poderia alcançar ao longo do tempo.

Sendo este o seu primeiro contato com estúdio, a produção foi bastante desafiadora, já que havia passado bastante tempo sem cantar, porém ela sabia que mostrar suas composições para o mundo era necessário.

Capa do EP “Huná”. FOTO: Divulgação


“Má”

Por ser a primeira produção, o EP ainda não refletia completamente a estética que a artista queria transmitir. Huná sabia que precisava de algo para mostrar ao público que uma nova artista surgiu em Maceió. Por isso, em agosto de 2021, o single de estreia “Má” foi lançado.

A canção usa sample do single “Rules” da rapper americana Doja Cat. A escolha da faixa para composição foi idealizada entre a artista e Phelipe (produtor visual). Atualmente, o clipe possui quase 7 mil views no YouTube.


“L.U.C.R.O”

O segundo single foi lançado em março de 2022. O processo de produção teve colaboração de Phelipe e Huná. Enquanto estavam no estúdio, exploraram diferentes elementos e samples para criar o beat ideal. Com o beat pronto, a artista deu início a composição que deu origem à canção.

A faixa foi produzida pelo produtor musical Dope. Após o single, Huná teve vários lançamentos e colaborações ao longo dos anos que podem ser conferidas em todas as plataformas de música.

“Batida Perfeita”

No dia 7 de março deste ano, Huná lançou seu single “Batida Perfeita” com direito a clipe gravado no Vergel do Lago. "Batida Perfeita" conta a história de um rapaz totalmente apaixonado por uma garota que mal não consegue vê-la sem se encantar.

Em todas as suas canções o objetivo é empoderar mulheres e/ou compartilhar experiências pessoais. Na cena atual do rap, as letras sensuais são predominantemente escritas por homens, porém Haná mostra que mulheres também merecem espaço para falar sobre liberdade e desejo.