Política

Deputado Federal Delegado Fabio Costa comemora aprovação histórica do “Fim das Saidinhas” de presidiários

Por 7Segundos com Assessoria 20/03/2024 20h08
Deputado Federal Delegado Fabio Costa comemora aprovação histórica do “Fim das Saidinhas” de presidiários
Deputado federal delegado Fábio Costa - Foto: Assessoria

O Deputado Federal Delegado Fabio Costa celebrou a recente aprovação de um Projeto de Lei que visa encerrar as controversas "saidinhas" temporárias de presidiários, uma medida aguardada por muitos que buscam uma reforma significativa no sistema prisional brasileiro. Com a nova legislação agora caminhando para a sanção presidencial, o fim dessas liberações temporárias se apresenta como um marco no combate à reincidência criminal.

"Esta é uma vitória para a segurança pública do nosso país. As 'saidinhas' acabaram por permitir que crimes graves fossem cometidos durante esse período. Casos recentes, como o assassinato de uma mulher em Campinas e a morte de um cidadão em Minas Gerais por presos em saída temporária, mostram a necessidade urgente desta reforma", declarou o Deputado Fabio Costa.

A aprovação do PL foi quase unânime, refletindo um consenso raro entre legisladores sobre a necessidade de endurecer as políticas de reabilitação e monitoramento de detentos. A expectativa é que a nova medida traga uma redução significativa nos índices de criminalidade associados a presos em saída temporária, oferecendo maior tranquilidade à população.

Além dos casos de Campinas e Minas Gerais, O Deputado Fabio Costa relembrou episódios do ano passado, como o sequestro de um idoso por um preso beneficiado pela saída temporária, para reforçar seu ponto sobre o perigo dessas liberações.

“Essas situações destacam a falha no sistema que supostamente deveria contribuir para a reintegração social dos presos, mas que, na prática, coloca em risco a segurança do homem e da mulher de bem", enfatizou o parlamentar.

O Deputado expressou otimismo sobre o futuro da segurança pública no Brasil.

“Nosso trabalho está longe de acabar, mas hoje podemos dizer que avançamos na direção certa. A aprovação desse projeto de lei é um passo importante para garantir que a justiça e a segurança prevaleçam para todos os brasileiros", concluiu.