Política

Leonam demonstra preocupação com novos dados sobre analfabetismo em AL

Leonam afirmou que os deputados discutem o tema educação toda semana, mas os debates giram quase sempre na evasão escolar

Por 7Segundos com Assessoria 01/04/2024 08h08 - Atualizado em 01/04/2024 08h08
Leonam demonstra preocupação com novos dados sobre analfabetismo em AL
Deputado Leonam - Foto: Assessoria

Durante a sessão desta terça-feira, 26, o deputado Delegado Leonam (União Brasil) para informar que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados recente referentes ao ano de 2023, que o Estado de Alagoas é campeão em analfabetismo. “Este é um dado extremamente importante que ainda não foi debatido nesta Casa e que não pode ser deixado de lado”, disse.

Em seu pronunciamento, Leonam afirmou que os deputados discutem o tema educação toda semana, mas os debates giram quase sempre na evasão escolar. Ele lembrou que na semana passada o assunto debatido foi o direito das mães estudantes de amamentarem seus filhos durante o período de aula. “Elas estavam sendo impedidas de adentrar no recinto escolar para assistir aula enquanto estavam amamentando. Absurdo, já que inclusive trata de um direito constitucional”, afirmou.

Leonam destacou ainda que existem jovens que não frequentam mais as aulas por não enxergarem mais no curso superior a porta de entrada para o mercado de trabalho. “Assim, dia após dia, o Estado vem perdendo essa guerra. Já na outra mão temos um crescente da violência em Alagoas, portanto, não há dúvidas entre a relação entre a falta de educação e o aumento da criminalidade, principalmente quando falamos do jovem adolescente”, disse.

Os dados divulgados pelo deputado Leonam foram tornados públicos na última sexta-feira, 22, coletados até dezembro de 2023 e que estão contidos no módulo de Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C). “Se faz necessário que a Assembleia Legislativa debata esse tema com afinco, pois se trata de grande importância para que Alagoas seja retirada deste título de campeã de analfabetismo”, concluiu.