Pesquisadores registram branqueamento de corais em AL e avaliam impacto sobre peixes
O fenômeno pode gerar consequências graves para todo o ecossistema recifal e para o ser humano
Entre os dias 24 e 28 de março, pesquisadores, do Laboratório de Ecologia e Conservação no Antropoceno (ECOA) e de outros outros laboratórios parceiros associados, detectaram o fenômeno de branqueamento nos recifes da costa alagoana.
Segundo os pesquisadores, o monitoramento da saúde da fauna marinha vem desde o ano passado e, neste ano, registrou um aumento para 34°C na temperatura do mar, o que foi suficiente para causar o branqueamento. O fenômeno pode gerar consequências graves para todo o ecossistema recifal e para o ser humano.
O branqueamento de corais é um dos principais fatores responsáveis pela mortalidade de corais e declínio dos recifes em todo mundo, e vem causando aumento da morte de corais dos recifes alagoanos nos últimos 4 anos.
Agora, o projeto está avaliando avaliando se os corais vão morrer ou se recuperar desse fenômeno e como isso pode afetar as espécies de peixes que vivem associadas a esses corais.
A avaliação é feita analisando os corais no ambiente com fotografia subaquática de alta resolução analisando a intensidade do fenômeno em cada espécie de coral, estimando e mapeando a estrutura tridimensional que o coral constrói no solo marinho e identificando e quantificando as espécies de peixes que vivem associadas a esses corais.
Projeto de monitoramento
O projeto é coordenado pelos profs. Dr. Robson Santos e Ricardo J.Miranda da UFAL e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e CNPq e conta com a parceria do prof. Dr. Claudio Sampaio do Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC) e a profa. Dra. Taciana Kramer do Laboratório de Ecologia Bentônica (LEB )ambos da UFAL Penedo, todos integrantes do PELD Costa dos Corais.
Além disso, o projeto contribui para uma iniciativa de monitoramento nacional do branqueamento liderado pelo Projeto Coral Vivo e apoiado pelo Ministério de Meio Ambiente do governo federal.
Últimas notícias
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
