Pesquisadores registram branqueamento de corais em AL e avaliam impacto sobre peixes
O fenômeno pode gerar consequências graves para todo o ecossistema recifal e para o ser humano
Entre os dias 24 e 28 de março, pesquisadores, do Laboratório de Ecologia e Conservação no Antropoceno (ECOA) e de outros outros laboratórios parceiros associados, detectaram o fenômeno de branqueamento nos recifes da costa alagoana.
Segundo os pesquisadores, o monitoramento da saúde da fauna marinha vem desde o ano passado e, neste ano, registrou um aumento para 34°C na temperatura do mar, o que foi suficiente para causar o branqueamento. O fenômeno pode gerar consequências graves para todo o ecossistema recifal e para o ser humano.
O branqueamento de corais é um dos principais fatores responsáveis pela mortalidade de corais e declínio dos recifes em todo mundo, e vem causando aumento da morte de corais dos recifes alagoanos nos últimos 4 anos.
Agora, o projeto está avaliando avaliando se os corais vão morrer ou se recuperar desse fenômeno e como isso pode afetar as espécies de peixes que vivem associadas a esses corais.
A avaliação é feita analisando os corais no ambiente com fotografia subaquática de alta resolução analisando a intensidade do fenômeno em cada espécie de coral, estimando e mapeando a estrutura tridimensional que o coral constrói no solo marinho e identificando e quantificando as espécies de peixes que vivem associadas a esses corais.
Projeto de monitoramento
O projeto é coordenado pelos profs. Dr. Robson Santos e Ricardo J.Miranda da UFAL e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e CNPq e conta com a parceria do prof. Dr. Claudio Sampaio do Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC) e a profa. Dra. Taciana Kramer do Laboratório de Ecologia Bentônica (LEB )ambos da UFAL Penedo, todos integrantes do PELD Costa dos Corais.
Além disso, o projeto contribui para uma iniciativa de monitoramento nacional do branqueamento liderado pelo Projeto Coral Vivo e apoiado pelo Ministério de Meio Ambiente do governo federal.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
