Pesquisadores registram branqueamento de corais em AL e avaliam impacto sobre peixes
O fenômeno pode gerar consequências graves para todo o ecossistema recifal e para o ser humano

Entre os dias 24 e 28 de março, pesquisadores, do Laboratório de Ecologia e Conservação no Antropoceno (ECOA) e de outros outros laboratórios parceiros associados, detectaram o fenômeno de branqueamento nos recifes da costa alagoana.
Segundo os pesquisadores, o monitoramento da saúde da fauna marinha vem desde o ano passado e, neste ano, registrou um aumento para 34°C na temperatura do mar, o que foi suficiente para causar o branqueamento. O fenômeno pode gerar consequências graves para todo o ecossistema recifal e para o ser humano.
O branqueamento de corais é um dos principais fatores responsáveis pela mortalidade de corais e declínio dos recifes em todo mundo, e vem causando aumento da morte de corais dos recifes alagoanos nos últimos 4 anos.
Agora, o projeto está avaliando avaliando se os corais vão morrer ou se recuperar desse fenômeno e como isso pode afetar as espécies de peixes que vivem associadas a esses corais.
A avaliação é feita analisando os corais no ambiente com fotografia subaquática de alta resolução analisando a intensidade do fenômeno em cada espécie de coral, estimando e mapeando a estrutura tridimensional que o coral constrói no solo marinho e identificando e quantificando as espécies de peixes que vivem associadas a esses corais.
Projeto de monitoramento
O projeto é coordenado pelos profs. Dr. Robson Santos e Ricardo J.Miranda da UFAL e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e CNPq e conta com a parceria do prof. Dr. Claudio Sampaio do Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC) e a profa. Dra. Taciana Kramer do Laboratório de Ecologia Bentônica (LEB )ambos da UFAL Penedo, todos integrantes do PELD Costa dos Corais.
Além disso, o projeto contribui para uma iniciativa de monitoramento nacional do branqueamento liderado pelo Projeto Coral Vivo e apoiado pelo Ministério de Meio Ambiente do governo federal.
Últimas notícias

Fluxo de passageiros internacionais cresce cerca de 70% no primeiro semestre de 2025

Nova convocação da Educação reforça rede municipal com mais 119 aprovados no PSS

Motorista por aplicativo forjou sequestro e incêndio para tentar obter R$ 50 mil de seguro, revelou PC

Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em São José da Tapera

Adolescente de 14 anos desaparecida em Arapiraca é encontrada

Com relatoria de deputado alagoano, avança isenção do IR para quem ganha até R$5 mil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
