Pesquisadores registram branqueamento de corais em AL e avaliam impacto sobre peixes
O fenômeno pode gerar consequências graves para todo o ecossistema recifal e para o ser humano
Entre os dias 24 e 28 de março, pesquisadores, do Laboratório de Ecologia e Conservação no Antropoceno (ECOA) e de outros outros laboratórios parceiros associados, detectaram o fenômeno de branqueamento nos recifes da costa alagoana.
Segundo os pesquisadores, o monitoramento da saúde da fauna marinha vem desde o ano passado e, neste ano, registrou um aumento para 34°C na temperatura do mar, o que foi suficiente para causar o branqueamento. O fenômeno pode gerar consequências graves para todo o ecossistema recifal e para o ser humano.
O branqueamento de corais é um dos principais fatores responsáveis pela mortalidade de corais e declínio dos recifes em todo mundo, e vem causando aumento da morte de corais dos recifes alagoanos nos últimos 4 anos.
Agora, o projeto está avaliando avaliando se os corais vão morrer ou se recuperar desse fenômeno e como isso pode afetar as espécies de peixes que vivem associadas a esses corais.
A avaliação é feita analisando os corais no ambiente com fotografia subaquática de alta resolução analisando a intensidade do fenômeno em cada espécie de coral, estimando e mapeando a estrutura tridimensional que o coral constrói no solo marinho e identificando e quantificando as espécies de peixes que vivem associadas a esses corais.
Projeto de monitoramento
O projeto é coordenado pelos profs. Dr. Robson Santos e Ricardo J.Miranda da UFAL e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e CNPq e conta com a parceria do prof. Dr. Claudio Sampaio do Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC) e a profa. Dra. Taciana Kramer do Laboratório de Ecologia Bentônica (LEB )ambos da UFAL Penedo, todos integrantes do PELD Costa dos Corais.
Além disso, o projeto contribui para uma iniciativa de monitoramento nacional do branqueamento liderado pelo Projeto Coral Vivo e apoiado pelo Ministério de Meio Ambiente do governo federal.
Últimas notícias
Tia Júlia realiza visita técnica às obras de manutenção na Escola Rosinha Pimentel
Prévias carnavalescas movimentam finais de semana em Penedo; veja a programação
Três vítimas de grave acidente de ônibus que saiu de Arapiraca seguem internadas em MG
Limpeza de aqueduto afeta abastecimento de água em bairros de Maceió na próxima quarta (4)
Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada para transexuais pelo SUS
Instituto de Identificação de Alagoas retoma emissão domiciliar da Carteira de Identidade Nacional
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
