Política

Governadores do Nordeste pedem ‘tratamento igualitário’ na renegociação de dívidas dos estados

O Consórcio Nordeste se reuniu nesta quarta-feira em Brasília com ministros

Por Felipe Ferreira 04/04/2024 12h12 - Atualizado em 04/04/2024 12h12
Governadores do Nordeste pedem ‘tratamento igualitário’ na renegociação de dívidas dos estados
Governadores nordestinos foram à Brasília tratar da renegociação de dívidas estaduais com a União - Foto: Assessoria

Governadores do Nordeste se reuniram nesta quarta-feira (03) em Brasília com os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Fazenda, Fernando Haddad. Na pauta, estava a reivindicação do Consórcio Nordeste, que pede um tratamento isonômico na renegociação de dívidas estaduais com o Tesouro Nacional.

O governador Paulo Dantas, que também esteve presente na reunião, contou à imprensa que o Governo Federal irá analisar as propostas apresentadas para a reestruturação dos nove estados da região.

Governador Paulo Dantas (MDB)

Dentre as propostas apresentadas estão a ampliação do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e a renegociação de dívidas com bancos públicos, como a Caixa Federal e o Banco do Brasil.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), que preside o Consórcio Nordeste, pediu um “tratamento igualitário” à União. A presidente lembrou que, não apenas estados do Sul e Sudeste passam por superendividamento, e pediu isonomia no tratamento das dívidas públicas.

Governadores do Sul e Sudeste também tentam uma renegociação das dívidas de seus estados e já foram recebidos pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para tratar do assunto.

A secretária da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, afirmou que o objetivo da pauta é a busca de um equilíbrio fiscal entre os entes da Federação.