Sistema prisional alagoano recebe melhorias para servidores e presos
Gestores da Seris e autoridades entregaram Estande de Tiro, Base de Inteligência, módulo LGBTQIAP+ e biblioteca
O sistema prisional alagoano foi contemplado, nesta quinta-feira (4), com entregas que vão beneficiar servidores públicos e permitir a ressocialização de pessoas privadas de liberdade.
Juntos aos demais gestores da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e autoridades do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual, de políticos e integrantes do Governo do Estado, o secretário Diogo Teixeira conduziu a maratona de entregas. Dentre elas, o Estande de Tiro Policial Flávio Leandro Rodrigues, que vai beneficiar policiais penais e integrantes de outras forças policiais de Alagoas.
Ainda com o intuito de fortalecer as ações de segurança, o sistema prisional passa a contar com a Base de Inteligência da Polícia Penal. “Aqui no sistema foi investido mais de R$ 120 milhões de recursos próprios, com a construção de presídios, reformas e outras medidas. Para fazer a ordem e a disciplina temos que ter uma Polícia Penal preparada, equipada e motivada e por isso contamos hoje com a entrega desse estande e do setor de inteligência que vai dar todas as condições para que os números entregues pela secretaria à sociedade alagoana melhorem ainda mais”, destaca o secretário Diogo Teixeira, titular as Seris.
“A entrega do módulo LGBTQIAP+ é um compromisso nosso em fazer as regras de execução penal, dando local digno para que essas pessoas que cometeram ilícitos paguem, fazendo valer a ressocialização. É nosso dever enquanto Estado efetivar políticas públicas para que quando voltarem à sociedade sejam cidadãos melhores do que entraram”, completa o secretário.
“Vi numa época que o policial entrava e fazia cursos de dois, três, quatro ou cinco meses e com armamento dava dois ou três tiros porque o custo é muito alto. Então quando vejo a criação de um estande disponibilizado especificamente para uma unidade e escuto que a ordem é integrar, vejo que é fundamental essa integração e que sejam instrumentalizadas unidades como esta para fortalecer ainda mais a instituição”, disse o promotor Luiz Vasconcelos, parabenizando a entrega do estande de tiro pela Seris.
“Hoje é um dia de muita alegria, quando o sistema prisional alagoano passa a contar com mais um espaço destinado à leitura, evidenciando que as ações para o fortalecimento da educação estão sendo tratadas como prioridade e isso é muito importante pois o preso um dia deverá deixar o local onde se encontra segregado e dessa forma soa como indispensável para a sociedade que o mesmo retorne ao convívio social em uma condição muito melhor que aquela existente no momento do ingresso no sistema prisional”, enfatizou o desembargador João Luiz Azevedo Lessa.
Também nesta quinta, um anseio da população LGBTQIAP+ foi atendido pelo Governo de Alagoas, com a entrega de um módulo no Presídio Cyridião Durval. Como parte da solenidade, mais um espaço para leitura e estudo chegou ao sistema prisional. Trata-se da Biblioteca Heliônia Ceres, na Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas (PenSM).
Os investimentos do Governo de Alagoas no Complexo Penitenciário são importantes no combate à criminalidade, já que permitem mais qualificação e preparo profissional dos policiais penais, que passam a contar com um estande de tiro. Os recursos estaduais são revertidos também para a reinserção social dos apenados, contribuindo para a redução da reincidência criminal.
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
