Criança de três anos diagnosticada com Blastomicose consegue alta do HGE
Segundo a pediatra Ana Carolina Ruela, trata-se de uma doença pulmonar causada pela inalação de esporos do fungo Blastomyces Dermatitidis
Depois de 40 dias, Clara da Silva Santos, de 28 anos, finalmente voltou para casa com a sua filha de três aninhos. Elas foram acolhidas no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, após a menor apresentar “bolhinhas” na pele, febre e outros desconfortos. Uma das hipóteses diagnósticas foi a leucemia, mas exames investigativos afastaram essa conclusão, confirmando a Blastomicose.
Segundo a pediatra Ana Carolina Ruela, trata-se de uma doença pulmonar causada pela inalação de esporos do fungo Blastomyces dermatitidis. Ocasionalmente, o fungo é disseminado pela corrente sanguínea, provocando doença extrapulmonar. “Os sintomas variam, porque podem causar pneumonia e prejudicar vários órgãos, geralmente a pele. O diagnóstico é clínico e feito por meio de Raio-X e exames laboratoriais”, explicou a médica.
Mas a identificação da doença não foi rápida assim. Antes de chegar ao HGE, a mãe relata que os sintomas iniciaram de repente em casa, com uma manchinha no tórax e nas costas. Sem melhora, ela levou a filha para o Ambulatório 24 horas Denilma Bulhões, no Benedito Bentes, bairro onde reside. Na unidade, a criança foi examinada, medicada e os responsáveis orientados para o tratamento em domicílio.
“Como ela não melhorou, a levei para a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] e o médico achou melhor encaminhar ao HGE, pois, a essa altura, o ferimento das costas já estava inflamado e a febre não passava. Entrei na ambulância com o coração na mão, mas, graças a Deus e à equipe do HGE, recebemos um cuidado que hoje se converte em gratidão”, relatou Clara, que é viúva e tem mais dois filhos.
A menor precisou ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, ainda sem um diagnóstico fechado. A mãe lembra que foram realizados três mielogramas - exame de avaliação da medula óssea, com o objetivo de analisar a morfologia e produção de células sanguíneas para diagnosticar cânceres como leucemia, linfoma e mieloma. Os dois primeiros exames deram inconclusivos. Então, pela terceira vez, o exame foi repetido, agora seguido de biópsia da lesão, o que indicou o diagnóstico de Blastomicose.
“Quando soube o que a minha filha tinha, tudo mudou. No HGE, ela recebeu todo o suporte que precisava. Eu vi médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem, todo mundo nos acolhendo, nos motivando, nos fazendo acreditar na cura. Ela finalmente chegou e estamos voltando para casa com as recomendações necessárias para virarmos essa página com mais saúde e esperança por dias melhores”, afirmou a mãe.
Perfil Assistencial
O HGE é porta aberta para o atendimento pediátrico 24h, referência no tratamento de média e alta complexidade em urgência e emergência. O hospital conta com equipes multidisciplinares qualificadas e especialistas em várias áreas de atuação. Além disso, as crianças podem ser submetidas de imediato a uma série de exames que contribuem para o diagnóstico e a definição do melhor tratamento.
“A nossa equipe da Pediatria trabalha com coração pelas nossas crianças, pois se envolvem buscando o melhor cuidado, o melhor acolhimento, o melhor atendimento. São servidores que põem em prática a humanização, a eficiência, a moralidade e outros conceitos necessários para o bom desempenho das atividades. O cidadão que precisar da gente pode vir seguro de que encontrarão os melhores profissionais da área”, pontuou o diretor-geral do HGE, Fernando Melro.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
