Caso de advogada vítima de ameaça e violência será acompanhado pela OAB/AL
Ex-marido de uma cliente da profissional proferiu xingamentos, fez ameaças e tentou subornar a advogada; Ordem e Associação das Mulheres Advogadas (Amada) estão adotando providências

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), em conjunto com a Associação das Mulheres Advogadas de Alagoas (Amada), prestou apoio a uma profissional que atua na área criminal e que foi ameaçada pelo ex-marido de uma cliente, que é parte em um processo. As ações de intimidação e a tentativa de suborno aconteceram nas dependências do Fórum do Barro Duro, em Maceió, e a Ordem atuou de forma imediata para garantir a segurança da advogada.
Nesta quarta-feira (10), diante do ocorrido, o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, encaminhou ofícios ao Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) pedindo providências para garantir a integridade física da vítima, e à Direção do Fórum, para que disponibilize as imagens relacionadas ao fato.
“Acompanhamos o caso no fórum em conjunto com a Oplit, prestando todo acolhimento e atenção à advogada. Enviamos ofícios para as autoridades responsáveis solicitando informações, imagens e documentos para continuar acompanhando o caso e cobrando a tomada das medidas cabíveis com celeridade. Precisamos assegurar às advogadas segurança no exercício da profissão e a OAB está atenta e atuante neste e outros casos envolvendo advogadas”, afirma a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Cristiana Maya, que acompanhou o caso de perto.
De acordo com a presidente da Amada, Anne Fidelis, além do atendimento imediato, outras medidas de segurança para a colega já estão sendo solicitadas e que são fundamentais neste momento pós-denúncia para que a integridade da profissional siga sendo protegida. Ela ressalta que a violência contra os membros da advocacia, em especial as mulheres que exercem a profissão, é cada vez mais crescente.
“É importante mencionar que, hoje, foi com ela, mas poderia ter sido qualquer uma de nós, considerando os relatos diários e as notícias de violência praticada contra a advocacia, especialmente as mulheres advogadas. Essa condição agrega um fator de vulnerabilidade extra que precisa ser enfrentado”, diz.
O caso
A profissional, que terá a identidade preservada, conversava na lanchonete do Fórum com os clientes que seriam submetidos a uma audiência, na tarde dessa terça-feira (9), quando o homem chegou e ocupou uma mesa próxima. A advogada estranhou a presença dele no local e ficou em alerta, já que tinha conhecimento do histórico de agressividade dele.
Após deixar a lanchonete e se dirigir à Vara onde ocorreria a audiência, a advogada foi abordada pelo homem, em um local com pouca movimentação de pessoas, onde ele começou a xingá-la e deu início à tentativa de suborno, oferecendo dinheiro para que ela encerrasse o processo e dizendo que, caso a proposta não fosse aceita, ofereceria um valor ao juiz, ou tentaria resolver “de outra maneira”.
Em determinado momento da conversa, a advogada tentou sair do local, mas foi segurada com violência pelo braço. O homem continuou a proferir insultos e ameaças e chegou a colocar a mão no ombro da profissional, após amassar uma garrafa e dizer que gostaria que o objeto fosse o pescoço da ex-esposa dele, cliente da advogada.
Quando a situação estava ficando insustentável, uma outra advogada passou pelo local e foi abordada pela vítima, que pediu ajuda. Foi quando o homem disse que iria embora.
A advogada entrou em contato com a Amada, que acionou a Polícia Militar e a OAB/AL. A vice-presidente da Ordem, Natália Von Soshten, estava no Fórum e prestou todo apoio à colega. A advogada Thaygrah Maxcianny de Oliveira, membro da Comissão Especial da Mulher da OAB/AL e representante da Amada, também acompanhou a vítima que, se sentindo ameaçada, deixou o local escoltada pela polícia, após se certificar de que o homem não estaria nas imediações.
Últimas notícias

Palmeira: Transmissão e cobertura ao vivo do FIPI 2025 será a mais democrática da história

Casais penedenses dizem ‘sim’ às margens do Rio São Francisco

Pet Amigo atende bairro Palmeira de Fora em agosto

Secretário Yale Fernandes confirma 2ª fase do concurso público para Guarda Municipal de Arapiraca

Serial killer nega crime que já havia confessado e debocha no júri: 'Nem lá e nem cá'

PM detém mulheres apontadas como integrantes de organizações criminosas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
