Violência

Caso de advogada vítima de ameaça e violência será acompanhado pela OAB/AL

Ex-marido de uma cliente da profissional proferiu xingamentos, fez ameaças e tentou subornar a advogada; Ordem e Associação das Mulheres Advogadas (Amada) estão adotando providências

Por 7Segundos com Assessoria 11/04/2024 11h11 - Atualizado em 11/04/2024 12h12
Caso de advogada vítima de ameaça e violência será acompanhado pela OAB/AL
"OAB está atenta e atuante neste e outros casos envolvendo advogadas”, afirma a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Cristiana Maya - Foto: Ascom/OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), em conjunto com a Associação das Mulheres Advogadas de Alagoas (Amada), prestou apoio a uma profissional que atua na área criminal e que foi ameaçada pelo ex-marido de uma cliente, que é parte em um processo. As ações de intimidação e a tentativa de suborno aconteceram nas dependências do Fórum do Barro Duro, em Maceió, e a Ordem atuou de forma imediata para garantir a segurança da advogada.

Nesta quarta-feira (10), diante do ocorrido, o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, encaminhou ofícios ao Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) pedindo providências para garantir a integridade física da vítima, e à Direção do Fórum, para que disponibilize as imagens relacionadas ao fato.

“Acompanhamos o caso no fórum em conjunto com a Oplit, prestando todo acolhimento e atenção à advogada. Enviamos ofícios para as autoridades responsáveis solicitando informações, imagens e documentos para continuar acompanhando o caso e cobrando a tomada das medidas cabíveis com celeridade. Precisamos assegurar às advogadas segurança no exercício da profissão e a OAB está atenta e atuante neste e outros casos envolvendo advogadas”, afirma a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Cristiana Maya, que acompanhou o caso de perto.

De acordo com a presidente da Amada, Anne Fidelis, além do atendimento imediato, outras medidas de segurança para a colega já estão sendo solicitadas e que são fundamentais neste momento pós-denúncia para que a integridade da profissional siga sendo protegida. Ela ressalta que a violência contra os membros da advocacia, em especial as mulheres que exercem a profissão, é cada vez mais crescente.

“É importante mencionar que, hoje, foi com ela, mas poderia ter sido qualquer uma de nós, considerando os relatos diários e as notícias de violência praticada contra a advocacia, especialmente as mulheres advogadas. Essa condição agrega um fator de vulnerabilidade extra que precisa ser enfrentado”, diz.

O caso


A profissional, que terá a identidade preservada, conversava na lanchonete do Fórum com os clientes que seriam submetidos a uma audiência, na tarde dessa terça-feira (9), quando o homem chegou e ocupou uma mesa próxima. A advogada estranhou a presença dele no local e ficou em alerta, já que tinha conhecimento do histórico de agressividade dele.

Após deixar a lanchonete e se dirigir à Vara onde ocorreria a audiência, a advogada foi abordada pelo homem, em um local com pouca movimentação de pessoas, onde ele começou a xingá-la e deu início à tentativa de suborno, oferecendo dinheiro para que ela encerrasse o processo e dizendo que, caso a proposta não fosse aceita, ofereceria um valor ao juiz, ou tentaria resolver “de outra maneira”.

Em determinado momento da conversa, a advogada tentou sair do local, mas foi segurada com violência pelo braço. O homem continuou a proferir insultos e ameaças e chegou a colocar a mão no ombro da profissional, após amassar uma garrafa e dizer que gostaria que o objeto fosse o pescoço da ex-esposa dele, cliente da advogada.

Quando a situação estava ficando insustentável, uma outra advogada passou pelo local e foi abordada pela vítima, que pediu ajuda. Foi quando o homem disse que iria embora.

A advogada entrou em contato com a Amada, que acionou a Polícia Militar e a OAB/AL. A vice-presidente da Ordem, Natália Von Soshten, estava no Fórum e prestou todo apoio à colega. A advogada Thaygrah Maxcianny de Oliveira, membro da Comissão Especial da Mulher da OAB/AL e representante da Amada, também acompanhou a vítima que, se sentindo ameaçada, deixou o local escoltada pela polícia, após se certificar de que o homem não estaria nas imediações.