Uncisal recebe estudantes de Cabo Verde e do Haiti em programa de internacionalização
Rísia Freire e Vedeline Fleurand vão cursar a graduação em Fonoaudiologia e Enfermagem
Como parte de sua política de internacionalização, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) recebeu, nesta sexta-feira (12), estudantes originárias de Cabo Verde e do Haiti. Rísia Freire e Vedeline Fleurand chegam ao Brasil para cursar a graduação em Fonoaudiologia e Enfermagem respectivamente.
As duas desembarcam em Alagoas após seleção feita pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PECG), que é uma iniciativa do governo brasileiro que visa promover a cooperação educacional e cultural entre o Brasil e outros países. A universidade já conta com estudantes da Guatemala e de Cabo Verde.
Rísia Xiomara Ribeiro Tavares Freire, originária de Cabo Verde, afirma que, desde os cinco anos, sonhava em estudar no Brasil. Segundo ela, os planos iniciais eram cursar Medicina. Mas a aprovação em Fonoaudiologia, por meio do programa desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores, foi bastante comemorada.
“Agradeço a todos pelo acolhimento recebido na Uncisal. Tem sido uma experiência muito positiva. Não tinha ideia do que era Fonoaudiologia, porque meu sonho era cursar Medicina. Conheci a área e hoje enxergo uma boa oportunidade para crescer e também para ajudar o meu país”, destacou Rísia Xiomara Ribeiro Tavares Freire.
Para recepcionar as novas estudantes, a Reitoria da Uncisal e a Assessoria de Relações Internacionais preparam um momento de acolhimento. Na oportunidade, o reitor Henrique de Oliveira Costa desejou as boas-vindas e lembrou que a universidade conta com uma ampla estrutura para suporte à comunidade acadêmica.
“A Uncisal dispõe de estrutura por meio de suas pró-reitorias e por de suas assessorias para garantir suporte não apenas no processo de aprendizagem, mas no processo de adaptação e de intercâmbio cultural que vocês iniciam a partir de agora. Sem dúvidas, será uma experiência bastante enriquecedora para todos”, observou Henrique Costa.
A vice-reitora da Uncisal, Ilka do Amaral Soares, lembrou que a chegada das estudantes de Cabo Verde e do Haiti faz parte do processo de internacionalização que tem se intensificado ao longo dos últimos anos. “Sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas a Uncisal tem avançado muito em expandir suas fronteiras”, expôs.
Por fim, o assessor de Relações Internacionais da Uncisal, Felipe Rebelo, disponibilizou a estrutura do setor para apoiar o desenvolvimento das estudantes. “Temos buscado dar todo suporte às estudantes, no sentido de garantir a melhor experiência para elas em nossa instituição e em nosso estado. A Arinter tem se dedicado a aperfeiçoar essa relação entre estudantes estrangeiros e a comunidade local”, concluiu.
Últimas notícias
Caminhão carregado de madeira tomba na região da Cachoeira do Meirim, em Maceió
Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas em Arapiraca
‘O Pix assusta os americanos’, diz Lula após proposta de tarifa de 25% dos EUA
Prefeitura divulga programação oficial dos 66 anos de São Miguel dos Milagres
Arapiraca amplia rede de proteção social com autorização de novo CRAS no Itapoã
Arthur Lira participa de entrega de pavimentação e anuncia novas obras em Traipu
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
