Saúde

MPF cobra soluções para demanda reprimida no sistema de marcação de consultas em Maceió

Os longos períodos de espera para marcação de consultas e exames também foi assunto tratado durante reunião

Por 7Segundos, com Assessoria 22/04/2024 09h09
MPF cobra soluções para demanda reprimida no sistema de marcação de consultas em Maceió
A procuradora enfatizou a importância de agilizar o processo de marcação - Foto: Assessoria

Em busca de soluções para os desafios enfrentados pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Maceió, o Ministério Público Federal (MPF) promoveu reunião de trabalho com o Município de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Procuradoria Geral do Município (PGM) e do Gabinete Civil, além da equipe Pronto, no último dia 16 de abril, para discutir melhorias no sistema de marcação de consultas e exames.

Durante a reunião, coordenada pela procuradora da República Niedja Kaspary, foram destacados problemas como a considerável demanda reprimida, ineficiências nos sistemas utilizados, longos períodos de espera para marcação de consultas e exames, além de dificuldades na remarcação e falta de transparência nas listagens.

A procuradora enfatizou a importância de agilizar o processo de marcação, ressaltando que diagnósticos mais rápidos não só beneficiam os pacientes, mas também contribuem para a redução de custos públicos, evitando tratamentos mais complexos.

No encontro, a equipe do PRONTO apresentou o plano de ação para zerar as filas de espera em relação à demanda reprimida de exames e consultas até setembro/2023, enquanto, paralelamente, agiliza o agendamento das demandas atuais.

Como resultado da reunião, ficou decidido que o Município de Maceió tomará as seguintes medidas:

Estabelecer um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação com a equipe do PRONTO e a Secretaria de Saúde, buscando melhorar o acompanhamento dos serviços de saúde prestados;

Enviar mensalmente os dados consolidados sobre o andamento dos planos para redução das filas de espera no PRONTO, tanto para marcação de exames quanto para consultas com especialistas, assim como os contratos com prestadores de serviços na rede privada;

Elaborar um documento explicativo sobre a jornada do paciente e do agendador, detalhando os sistemas utilizados no processo de marcação de exames, com o intuito de promover transparência e informação;

Essas medidas visam aprimorar o atendimento à população e garantir uma gestão mais eficiente dos serviços de saúde em Maceió.

Para o MPF, essa reunião representa um passo importante na busca por melhorias no sistema de marcação de consultas e exames em Maceió, visando aprimorar o atendimento à população e garantir mais transparência e eficiência no processo. O MPF continuará acompanhando de perto essa questão e trabalhando em conjunto com as autoridades locais para garantir um sistema de saúde mais eficaz e acessível aos usuários do SUS.