Governo oficializa o Festival Bumba Meu Boi como evento anual
Governador Paulo Dantas sanciona lei nesta terça-feira (23), no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares
O Festival Bumba Meu Boi será oficialmente incorporado ao calendário de eventos do estado de Alagoas, com a sanção do projeto de Lei n° 639/2023, da Assembleia Legislativa de Alagoas, pelo governador Paulo Dantas. A cerimônia de assinatura acontecerá nesta terça-feira (23), às 17h, no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, centro de Maceió.
O Festival Bumba Meu Boi, organizado pela Liga de Bumba Meu Boi, é uma celebração que atrai a população, visitantes de todo o Brasil e do exterior, destacando-se como um dos principais eventos culturais do estado.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância do festival para o fomento e fortalecimento da tradição cultural alagoana.
"O Festival Bumba Meu Boi não apenas preserva nossas raízes, mas também promove a diversidade cultural e gera emprego e renda em nosso estado. Com a inclusão no calendário oficial de eventos, o projeto ganhará ainda mais destaque e respaldo institucional para sua contínua promoção e desenvolvimento”, disse.
O projeto de lei, de iniciativa do deputado estadual Ronaldo Medeiros e aprovado pelo Poder Legislativo Estadual, reconhece a relevância cultural, histórica e social dessa manifestação folclórica para Alagoas.
"O Bumba Meu Boi é uma expressão cultural que reflete a identidade e a história do povo alagoano. Incluir uma semana dedicada a essa manifestação no calendário oficial destaca o compromisso do Estado em preservar e valorizar seu patrimônio cultural imaterial. Além disso, essa iniciativa contribui para o fomento do turismo cultural, atraindo visitantes interessados em vivenciar e conhecer essa tradição única, o que, por sua vez, gera benefícios econômicos para a região", disse o deputado.
Festival
Desde 2004, a Liga Bumba Meu Boi realiza o festival, que se tornou um dos principais eventos do calendário cultural alagoano. Com quase 30 grupos participantes, o festival contribui para a geração de empregos e renda, direta e indiretamente, beneficiando aproximadamente 4,5 mil alagoanos.
O festival é uma expressão viva da identidade e da história profundamente enraizadas no povo alagoano, que não só enriquece a vida cultural do Estado, mas também desempenha um papel fundamental no fomento do turismo cultural.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
