Conheça Jessica Cox, primeira pilota de avião sem braços licenciada do mundo
Reconhecida pelo Guinness World Records, Cox compartilha nas redes sociais sua rotina, como entrou na aviação e dicas motivacionais para pessoas que enfrentam desafios
Apesar de toda a tecnologia embarcada em aeronaves modernas, a destreza manual dos pilotos ainda é peça essencial na aviação moderna. Nesse cenário, o que poderia ser um impeditivo, foi convertido em motivação por Jessica Cox, uma pilota esportiva que nasceu sem braços e dominou a habilidade de pilotar um avião com os pés.
Reconhecida pelo Guinness World Records, Cox compartilha nas redes sociais sua rotina, como entrou na aviação e dicas motivacionais para pessoas que enfrentam desafios tão grandes quanto os dela. Ela nasceu sem os membros superiores em um caso misterioso, em que os médicos não sabem explicar a deficiência congênita.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/r/k/z9zkDBTw21dlMhEA7luQ/taut-s6-ep14-flying-feet-first-cover-dm01.jpg)
Para conseguir a façanha de pilotar um avião sem os braços, Cox passou por três estados norte-americanos, quatro modelos de aviões, três instrutores de voo e três anos para encontrar a aeronave certa, um Ercoupe 415C de 1946. Em 2008, ela obteve seu certificado de piloto esportivo, tornando-se a primeira mulher a pilotar um avião apenas com os pés.
— Eu tinha pavor de voar comercialmente quando era criança. Nunca me conectei com isso. Então, minha experiência não foi necessariamente positiva no começo. Mas isso se tornou um desafio para mim e sou muito impulsionada por desafios, então foi quando isso despertou — disse a aviadora em um podcast da FAA.
Para tirar a licença de voo, considerada por muitos até então algo impossível, Cox passou por uma jornada de três anos até provar que era possível pilotar com os pés. Entre os maiores desafios, a piloto afirma que o aspecto físico pesa mais na hora do pouso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/9/J/1F8AvST5ulM0qt2dgBiA/aviao-2-1.webp)
O voo só é possível no Ercoupe pois a aeronave da Segunda Guerra Mundial foi uma das poucas — talvez a única — projetada para funcionar sem pedais de leme. Construído na década de 40, o modelo tem as superfícies de controle das asas e do leme interligadas, permitindo que o piloto tenha controle total do avião apenas com as duas mãos no manche.
— Foi um ajuste perfeito para mim, porque eu tinha dois membros funcionais e só precisava elevar os pés nos controles. Como se as pessoas estivessem com as mãos nos controles e isso exigia muito trabalho abdominal. Mas depois de fazer isso repetidamente, treinei meu abdômen para ter força para fazer o que é mais difícil para mim com meus pés, que é se esticar para trás quando você pousa — relatou Cox no podcast.
Para ajudar outras pessoas com deficiência que sonham em alçar voos parecidos com o de Cox, a aviadora assumiu a nova empreitada de construir um avião adaptado. Segundo ela, será a primeira aeronave que poderá voar apenas com os pés. O avião baseado no modelo RV-10 será o primeiro feito com controles personalizados no assento de comando.
Últimas notícias
Prefeito Eduardo Bulhões divulga programação Festa da Juventude e anuncia retorno do Campo de Aviação
Ônibus sai da pista, tomba na BR-232 em Caruaru e 16 pessoas ficam feridas
Raízes de Arapiraca: Ricardo Nezinho lança 33ª edição do projeto
Maconha e animais silvestres: o que foi encontrado na Operação Watergate em AL
Jovem colide com moto contra cachorro e fica ferida no município de Maragogi
Prefeita Ziane Costa avança com modernização das escolas em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
