Conheça Jessica Cox, primeira pilota de avião sem braços licenciada do mundo
Reconhecida pelo Guinness World Records, Cox compartilha nas redes sociais sua rotina, como entrou na aviação e dicas motivacionais para pessoas que enfrentam desafios
Apesar de toda a tecnologia embarcada em aeronaves modernas, a destreza manual dos pilotos ainda é peça essencial na aviação moderna. Nesse cenário, o que poderia ser um impeditivo, foi convertido em motivação por Jessica Cox, uma pilota esportiva que nasceu sem braços e dominou a habilidade de pilotar um avião com os pés.
Reconhecida pelo Guinness World Records, Cox compartilha nas redes sociais sua rotina, como entrou na aviação e dicas motivacionais para pessoas que enfrentam desafios tão grandes quanto os dela. Ela nasceu sem os membros superiores em um caso misterioso, em que os médicos não sabem explicar a deficiência congênita.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/r/k/z9zkDBTw21dlMhEA7luQ/taut-s6-ep14-flying-feet-first-cover-dm01.jpg)
Para conseguir a façanha de pilotar um avião sem os braços, Cox passou por três estados norte-americanos, quatro modelos de aviões, três instrutores de voo e três anos para encontrar a aeronave certa, um Ercoupe 415C de 1946. Em 2008, ela obteve seu certificado de piloto esportivo, tornando-se a primeira mulher a pilotar um avião apenas com os pés.
— Eu tinha pavor de voar comercialmente quando era criança. Nunca me conectei com isso. Então, minha experiência não foi necessariamente positiva no começo. Mas isso se tornou um desafio para mim e sou muito impulsionada por desafios, então foi quando isso despertou — disse a aviadora em um podcast da FAA.
Para tirar a licença de voo, considerada por muitos até então algo impossível, Cox passou por uma jornada de três anos até provar que era possível pilotar com os pés. Entre os maiores desafios, a piloto afirma que o aspecto físico pesa mais na hora do pouso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/9/J/1F8AvST5ulM0qt2dgBiA/aviao-2-1.webp)
O voo só é possível no Ercoupe pois a aeronave da Segunda Guerra Mundial foi uma das poucas — talvez a única — projetada para funcionar sem pedais de leme. Construído na década de 40, o modelo tem as superfícies de controle das asas e do leme interligadas, permitindo que o piloto tenha controle total do avião apenas com as duas mãos no manche.
— Foi um ajuste perfeito para mim, porque eu tinha dois membros funcionais e só precisava elevar os pés nos controles. Como se as pessoas estivessem com as mãos nos controles e isso exigia muito trabalho abdominal. Mas depois de fazer isso repetidamente, treinei meu abdômen para ter força para fazer o que é mais difícil para mim com meus pés, que é se esticar para trás quando você pousa — relatou Cox no podcast.
Para ajudar outras pessoas com deficiência que sonham em alçar voos parecidos com o de Cox, a aviadora assumiu a nova empreitada de construir um avião adaptado. Segundo ela, será a primeira aeronave que poderá voar apenas com os pés. O avião baseado no modelo RV-10 será o primeiro feito com controles personalizados no assento de comando.
Últimas notícias
Polícia Civil cumpre prisão preventiva de investigado por tentativa de feminicídio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Mulher é condenada a 17 anos por tentar matar enteado ao jogá-lo do quarto andar
Homem tenta evitar abordagem da PM, mas é flagrado e preso com arma e drogas em Anadia
Ivete Sangalo surge em hospital com machucados no rosto e relata susto: 'Desmaiei'
Hospital de Emergência do Agreste prepara novo edital do Programa Preparando a Volta para Casa
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
