Hospital da Criança é referência no tratamento do Pé Torto Congênito
No Brasil, um a cada mil nascidos vivos apresenta esse tipo de deformidade

Para trazer mais qualidade de vida a crianças portadoras do pé torto congênito, o Hospital da Criança de Alagoas, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é referência pediátrica no tratamento de pacientes com essa condição.
O pé torto congênito é uma alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé do bebê, podendo acometer um ou os dois pés. O diagnóstico pode ser feito durante os exames de imagem na gravidez. No entanto, o tratamento só pode ser iniciado após as primeiras semanas de vida.
“O estado de Alagoas é um dos pioneiros a criar essa linha de cuidado do pé torto congênito. A criança nasce e sai da maternidade já com o encaminhamento para o Hospital da Criança, via Sistema de Regulação. Estamos garantindo acessibilidade e tratamento para os nossos pacientes”, reforça o ortopedista do Hospital da Criança, Rogério Barboza.
Durante o procedimento são realizadas manobras específicas nos pés com a colação de gesso. Em média, o tratamento dura entre cinco e oito semanas e o paciente precisa ir à unidade hospitalar uma vez por semana para fazer a troca dos materiais e da posição do pé. No Brasil, um a cada mil nascidos vivos apresenta esse tipo de deformidade.
Um desses casos é Isaías da Silva, de 5 anos. O pequeno está tentando o procedimento pela segunda vez. “Eu enchi os olhos de lágrima, porque toda criança tenta calçar uma sandália e quando chega o final do ano, ele sempre pergunta quando vai conseguir calçar. Estamos aqui nos esforçando não por nós, mas sim por ele”, afirma o pai de Isaías, Doriedson Vieira.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
