Hospital da Criança é referência no tratamento do Pé Torto Congênito
No Brasil, um a cada mil nascidos vivos apresenta esse tipo de deformidade

Para trazer mais qualidade de vida a crianças portadoras do pé torto congênito, o Hospital da Criança de Alagoas, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é referência pediátrica no tratamento de pacientes com essa condição.
O pé torto congênito é uma alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé do bebê, podendo acometer um ou os dois pés. O diagnóstico pode ser feito durante os exames de imagem na gravidez. No entanto, o tratamento só pode ser iniciado após as primeiras semanas de vida.
“O estado de Alagoas é um dos pioneiros a criar essa linha de cuidado do pé torto congênito. A criança nasce e sai da maternidade já com o encaminhamento para o Hospital da Criança, via Sistema de Regulação. Estamos garantindo acessibilidade e tratamento para os nossos pacientes”, reforça o ortopedista do Hospital da Criança, Rogério Barboza.
Durante o procedimento são realizadas manobras específicas nos pés com a colação de gesso. Em média, o tratamento dura entre cinco e oito semanas e o paciente precisa ir à unidade hospitalar uma vez por semana para fazer a troca dos materiais e da posição do pé. No Brasil, um a cada mil nascidos vivos apresenta esse tipo de deformidade.
Um desses casos é Isaías da Silva, de 5 anos. O pequeno está tentando o procedimento pela segunda vez. “Eu enchi os olhos de lágrima, porque toda criança tenta calçar uma sandália e quando chega o final do ano, ele sempre pergunta quando vai conseguir calçar. Estamos aqui nos esforçando não por nós, mas sim por ele”, afirma o pai de Isaías, Doriedson Vieira.
Veja também
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
