Inscrições para o Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas 2024 seguem abertas
Requisitos incluem ser brasileiro e residir em Alagoas por mais de 20 anos, comprovando participação em atividades culturais ao longo desse período
As inscrições continuam abertas para aqueles que desejam participar do Edital de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV-AL) 2024, uma iniciativa promovida pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). As inscrições permanecerão até o dia 23 de maio de 2024, proporcionando uma oportunidade para fazedores de cultura com conhecimentos ou técnicas relevantes para a preservação da cultura tradicional ou popular alagoana.
Os requisitos incluem ser brasileiro e residir em Alagoas por mais de 20 anos, comprovando participação em atividades culturais ao longo desse período. Além disso, os candidatos devem estar aptos para transmitir conhecimentos à sociedade e não podem ser registrados como Mestres de Patrimônio Vivo em municípios alagoanos.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a importância do Edital e o significado do reconhecimento desses mestres como Patrimônio Vivo.
“Este edital não apenas celebra a riqueza cultural e tradicional de Alagoas, mas também honra o legado desses mestres que dedicaram suas vidas à preservação e promoção da nossa identidade cultural única", disse.
As inscrições podem ser realizadas presencialmente no setor de Protocolo da Secult, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, S/N, no Centro de Maceió, de segunda-feira a quinta-feira, das 09h às 16h, e sexta-feira, das 09h às 14h, ou online através do Cadastro Único da Cultura Alagoana (Cuca), acessível pelo endereço cuca.al.gov.br.
"É fundamental que os interessados leiam o edital e estejam atentos à documentação necessária, que inclui currículo ou portfólio, cópias de documentos, declarações de entidades reconhecidas, dados bancários e procuração em caso de inscrição por terceiros. As inscrições incompletas serão automaticamente desclassificadas", explicou a secretária.
O programa é financiado pelo Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC), com uma bolsa de incentivo mensal equivalente a 1,5 salário mínimo, conforme estabelecido pela Lei Estadual 7.172/2010. O resultado final do processo de seleção será divulgado no dia 12 de agosto.