Mesmo com nº baixo, tradição de empréstimo de livro segue viva na biblioteca estadual
Dia Mundial do Livro foi celebrado na última terça-feira (23)
Os dias Nacional do Livro Infantil e Mundial do Livro foram celebrados nos dias 18 e 23, respectivamente. Bibliotecas públicas de Alagoas e todo o Brasil promoveram programação especial, com rodas de conversa, contação de história e oficinas.
Por isso, a reportagem do 7Segundos procurou a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos para saber como anda o empréstimo de livros, após a pausa da pandemia e retomada há 3 anos.
Entre 2021 e 2023, o acervo da figurou em torno de 16,3 mil obras e, deste montante, 330 foram emprestadas nesses anos.
A supervisora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Mira Dantas, reconhece o desafio, mas explica que irá continuar trabalhando para tornar a biblioteca um recurso valioso e acessível para toda a comunidade.
“Percebemos um crescimento no número de clientes da biblioteca, embora ainda não atinja o potencial total do serviço oferecido à comunidade. Isso reflete, em grande parte, a persistente falta de cultura de leitura entre a população de Alagoas. Estamos gradualmente avançando nessa batalha, buscando promover hábitos de leitura e tornar a biblioteca um espaço mais frequentado e os livros mais acessíveis".
Durante o pico da pandemia, em 2020, o número de clientes de empréstimos de livros baixou de 201 para 33. No entanto, como apontado pela supervisora, a Graciliano tem recuperado, mês a mês.
“Acreditamos que mais pessoas podem ser beneficiadas e impactadas pela biblioteca através de iniciativas que ampliem seu alcance e relevância na comunidade. Isso pode incluir programas de incentivo à leitura em escolas, parcerias com instituições locais para promover eventos culturais e literários, além de campanhas de conscientização sobre a importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e social”.