Governador Paulo Dantas entrega veículos para ampliar o Serviço Hemovan
Veículos foram doados pelo Governo Federal à Secretaria de Estado da Saúde
O governador Paulo Dantas irá entregar dois veículos para o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) nesta terça-feira (7), durante cerimônia no Palácio República dos Palmares, em Maceió. Os dois veículos serão utilizados para ampliar o Serviço de Hemovan, que transporta grupos de voluntários para os postos fixos de doação de sangue, bem como, leva equipes volantes do órgão para os municípios, com o propósito de realizar coletas itinerantes.
Os dois veículos foram doados pelo Governo Federal, por meio de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com o Ministério da Saúde (MS), tendo como beneficiária a Hemorrede Pública de Alagoas, mantenedora do Hemoal. Para isso, foram investidos cerca de R$ 570 mil, uma vez que cada veículo foi adquirido por R$ 285 mil.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda – que acompanhará o governador na entrega dos dois automóveis –, a ampliação do Serviço de Hemovan é fundamental. Isso porque, segundo o gestor da saúde estadual, facilitar o acesso dos cidadãos à doação voluntária de sangue é uma das missões do hemocentro alagoano.
"Com a ampliação da Rede Hospitalar no Estado, onde sete novos hospitais foram abertos nos últimos anos, passamos a ter uma demanda ainda maior de procedimentos cirúrgicos e, consequentemente, de transfusões. Para isso, há a necessidade de aumentarmos o número de doações de sangue, e uma das estratégias é disponibilizarmos o transporte para que a população se desloque até os postos fixos de doação, ou enviemos as equipes volantes do Hemoal aos municípios", salientou Gustavo Pontes de Miranda.
A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, ressalta que a entrega dos novos veículos para o Hemoal representa mais um momento de fortalecimento da Política Estadual de Hemoterapia. Conforme a gestora do hemocentro alagoano, a principal missão do órgão é fornecer sangue e hemocomponentes com qualidade e em quantidade suficiente para atender a demanda transfusional e, para isso, ir até os voluntários é uma das metas estabelecidas para este ano.
"Partindo do pressuposto que sangue é vida, e que, sem ele, muitas pessoas podem perdê-la, já que não se fabrica artificialmente e não pode ser comprado como um medicamento, é nossa missão investirmos na conscientização da população para a prática deste gesto nobre. Paralelamente, desenvolvermos estratégias que facilitem o acesso, sendo o Serviço de Hemovan uma destas iniciativas", reforçou a diretora do Hemoal.
Serviço de Hemovan
Para solicitar o Serviço de Hemovan, os voluntários podem se reunir em grupos de 10 a 15 pessoas e acionar os Núcleos de Captação de Doadores de Sangue em Maceió (82 98884 6057) e Arapiraca (82 98884 6017). Em dia e hora marcados, a van irá transportá-los até o Posto Fixo de Coleta de Sangue mais próximo, devolvendo posteriormente o grupo de doadores ao ponto de partida.
Há também a possibilidade de agendar coletas itinerantes em condomínios residenciais, igrejas, Organizações Não Governamentais (ONGs), empresas, universidades e escolas. Para isso, o Hemoal monta uma estrutura no local e realiza a coleta externa, desde que haja, no mínimo, 50 candidatos à doação voluntária de sangue.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
