Hemoal realiza coleta de sangue nesta terça-feira em Porto Calvo
Coleta ocorre no Centro de Referência do HRN
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza nesta terça-feira (23) coletas externas de sangue no interior do Estado. Em Porto Calvo, a ação vai ocorrer das 8h às 16h no Centro de Referência (CR) do Hospital Regional do Norte (HRN), no bairro Mangazala. Paralelamente, outra equipe volante estará em Arapiraca, no período das 8h às 12h e das 13h às 16h30, na Praça Marques da Silva, no Centro.
As coletas externas têm dois objetivos, que são facilitar o acesso dos alagoanos à prática da doação voluntária de sangue e, simultaneamente, manter estabilizado o estoque de hemocomponentes do Hemoal. Isso porque, diariamente, o hemocentro fornece sangue para maternidades e hospitais públicos de todo o Estado.

“Além dos nossos postos fixos na capital e no interior, promovemos coletas de sangue itinerantes em logradouros públicos, escolas, universidades, empresas, igrejas, associações, órgãos públicos e ONGs [Organizações Não Governamentais, com o objetivo de facilitar o acesso para as pessoas que desejam doar, mas não dispõe de tempo porque trabalham. É desse modo que garantimos a estabilização do nosso estoque para atender a todas as solicitações de transfusões sanguíneas que nos chegam diariamente", salientou Verônica Guedes, diretora do Hemoal.
Quem pode doar?
Segundo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), podem doar sangue os voluntários que tenham entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. Também é necessário apresentar um documento de identificação com foto ao se candidatar à doação de sangue e devem estar usando máscara.
As pessoas que contraíram Aids, sífilis, hepatite após os 11 anos de idade e doença de Chagas, não podem se candidatar à doação de sangue. No caso do voluntário que fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, bem como, tenha colocado piercing, a ação voluntária fica proibida por um ano. Se ele estiver gripado, com Influenza ou Covid-19, deve aguardar dez dias para acabarem os sintomas.

Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
