Lira: decreto aprovado vai garantir socorro ao povo gaúcho
Câmara aprovou decreto legislativo que autoriza a União a não computar as despesas necessárias ao enfrentamento da tragédia na meta de resultado fiscal

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a Câmara se esforçou para aprovar, na última segunda-feira (06), o reconhecimento da calamidade pública no Rio Grande do Sul para o Senado já votar o texto nesta terça-feira (07). "A partir de amanhã ou quarta o governo deve chamar o governador. Nosso interesse foi emblematicamente votar já hoje o projeto para que amanhã o Senado possa se debruçar e possamos vir com as próximas etapas que desencadearão todo o socorro ao povo gaúcho", afirmou.
Lira disse que, primeiro o governo federal deve definir sua linha de atuação, com descontigenciamento de medidas e retirada de amarras da recuperação fiscal do Rio Grande do Sul para o estado ter mais amplitude de atuação, socorro às vítimas e, depois, a reconstrução.
Segundo o presidente da Câmara, as medidas legislativas no momento devem focar o atendimento ao Rio Grande do Sul, "sem afrouxar metas fiscais para o resto do País."
Emendas
Lira falou que deverá haver uma flexibilização para a bancada gaúcha receber os recursos de suas emendas antes das dos demais estados, mas com um comando central para direcionar os recursos. "Pelo tamanho da catástrofe, o valor dos recursos deverá ser bem maior que a potencialidade dessas emendas parlamentares."
Veja também
Últimas notícias

Isenção do imposto de renda proporciona mais poder de compra, menos desigualdades para os brasileiros, avalia Rafael Brito

Amante aparece em velório de idoso na Chã da Jaqueira e confusão acaba na delegacia

Prefeitura de Palmeira realizará evento em alusão ao Setembro Amarelo

Penedo se destaca como a 5ª cidade que mais abriu empresas em Alagoas em 2025

Projeto Vacina Mais chega em Palmeira para intensificar atualização de vacinas

Motoristas desrespeitam sinalização e fazem conversão proibida na Av. Ceci Cunha, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
