Microempreendedores devem enviar Declaração de Faturamento até o dia 31
Sala do Empreendedor de Maceió oferece serviços e orientação gratuitos aos MEIs que ainda não fizeram a declaração de faturamento
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) de todo o Brasil tem até o mês de maio para apresentar a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN - SIMEI) referente ao ano de 2023. A declaração é obrigatória a todo MEI e deve ser enviada à Receita até o dia 31 de maio. Os MEIs que atuam em Maceió podem contar com a ajuda e os serviços gratuitos da Sala do Empreendedor durante este processo.
O DASN, diferente do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) pago todo mês, é uma declaração anual e deve conter todo o faturamento bruto obtido pelo Microempreendedor no exercício anterior, neste caso, em 2023. Os empreendedores que atrasarem ou não declararem o faturamento correm o risco de perder os benefícios garantidos pela formalização, como a cobertura previdenciária e o acesso a oportunidades de microcrédito. Além disso, o atraso no envio da DASN também gera multa de, no mínimo, R$ 50,00, contando com acúmulos de 2% ao mês.
Para auxiliar, a Sala do Empreendedor oferece quatro pontos de atendimento que atuam na capital no Centro (das 8h às 14h) Antares, Shopping Farol e no Maceió Shopping, na Jatiúca (das 8h às 17h). O atendimento é feito por agendamento online, no site online.maceio.al.gov.br para a Sala do Centro, que funciona na Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), Rua Pedro Monteiro, 47. Já o atendimento nos postos das Centrais Já! deve ser agendado em
https://agendamento.seplag.al.gov.br/.
“Os MEIs que tiverem dúvidas ou não souberem como proceder, por ser a primeira vez que precisam apresentar a Declaração, podem contar com a Sala, que está preparada para oferecer todo o suporte e esclarecer todas dúvidas”, explica o superintendente de Governança e Gestão Interna da Sefaz, Emerson Amâncio.
A DASN também pode ser enviada pelo próprio MEI no www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/servicos-para-mei, em Declaração Anual de Faturamento.
Aqueles que precisarem de apoio, devem comparecer ao local munido do faturamento de 2023, de um documento de identificação pessoal e do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) ou do CNPJ da empresa.
Veja também
Últimas notícias
Com apoio de Daniel Barbosa, agricultores do Agreste vivem novo momento na produção de mandioca
Homem acusado de matar mulher a golpes de faca em Palmeira em 2005 é preso em SP
Em Piranhas, menor é apreendido e jovem é preso com drogas e arma de fogo
Suspeito de tráfico e adulteração de arma ligado ao Comando Vermelho é preso em Rio Largo
Casal é conduzido à delegacia após briga com foice e machado na zona rural de Taquarana
Policiais do 6º BPM prendem em Maragogi suspeito de integrar facção criminosa que atua na região
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
