Microempreendedores devem enviar Declaração de Faturamento até o dia 31
Sala do Empreendedor de Maceió oferece serviços e orientação gratuitos aos MEIs que ainda não fizeram a declaração de faturamento
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) de todo o Brasil tem até o mês de maio para apresentar a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN - SIMEI) referente ao ano de 2023. A declaração é obrigatória a todo MEI e deve ser enviada à Receita até o dia 31 de maio. Os MEIs que atuam em Maceió podem contar com a ajuda e os serviços gratuitos da Sala do Empreendedor durante este processo.
O DASN, diferente do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) pago todo mês, é uma declaração anual e deve conter todo o faturamento bruto obtido pelo Microempreendedor no exercício anterior, neste caso, em 2023. Os empreendedores que atrasarem ou não declararem o faturamento correm o risco de perder os benefícios garantidos pela formalização, como a cobertura previdenciária e o acesso a oportunidades de microcrédito. Além disso, o atraso no envio da DASN também gera multa de, no mínimo, R$ 50,00, contando com acúmulos de 2% ao mês.
Para auxiliar, a Sala do Empreendedor oferece quatro pontos de atendimento que atuam na capital no Centro (das 8h às 14h) Antares, Shopping Farol e no Maceió Shopping, na Jatiúca (das 8h às 17h). O atendimento é feito por agendamento online, no site online.maceio.al.gov.br para a Sala do Centro, que funciona na Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), Rua Pedro Monteiro, 47. Já o atendimento nos postos das Centrais Já! deve ser agendado em
https://agendamento.seplag.al.gov.br/.
“Os MEIs que tiverem dúvidas ou não souberem como proceder, por ser a primeira vez que precisam apresentar a Declaração, podem contar com a Sala, que está preparada para oferecer todo o suporte e esclarecer todas dúvidas”, explica o superintendente de Governança e Gestão Interna da Sefaz, Emerson Amâncio.
A DASN também pode ser enviada pelo próprio MEI no www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/servicos-para-mei, em Declaração Anual de Faturamento.
Aqueles que precisarem de apoio, devem comparecer ao local munido do faturamento de 2023, de um documento de identificação pessoal e do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) ou do CNPJ da empresa.
Veja também
Últimas notícias
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
