Microempreendedores devem enviar Declaração de Faturamento até o dia 31
Sala do Empreendedor de Maceió oferece serviços e orientação gratuitos aos MEIs que ainda não fizeram a declaração de faturamento
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) de todo o Brasil tem até o mês de maio para apresentar a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN - SIMEI) referente ao ano de 2023. A declaração é obrigatória a todo MEI e deve ser enviada à Receita até o dia 31 de maio. Os MEIs que atuam em Maceió podem contar com a ajuda e os serviços gratuitos da Sala do Empreendedor durante este processo.
O DASN, diferente do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) pago todo mês, é uma declaração anual e deve conter todo o faturamento bruto obtido pelo Microempreendedor no exercício anterior, neste caso, em 2023. Os empreendedores que atrasarem ou não declararem o faturamento correm o risco de perder os benefícios garantidos pela formalização, como a cobertura previdenciária e o acesso a oportunidades de microcrédito. Além disso, o atraso no envio da DASN também gera multa de, no mínimo, R$ 50,00, contando com acúmulos de 2% ao mês.
Para auxiliar, a Sala do Empreendedor oferece quatro pontos de atendimento que atuam na capital no Centro (das 8h às 14h) Antares, Shopping Farol e no Maceió Shopping, na Jatiúca (das 8h às 17h). O atendimento é feito por agendamento online, no site online.maceio.al.gov.br para a Sala do Centro, que funciona na Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), Rua Pedro Monteiro, 47. Já o atendimento nos postos das Centrais Já! deve ser agendado em
https://agendamento.seplag.al.gov.br/.
“Os MEIs que tiverem dúvidas ou não souberem como proceder, por ser a primeira vez que precisam apresentar a Declaração, podem contar com a Sala, que está preparada para oferecer todo o suporte e esclarecer todas dúvidas”, explica o superintendente de Governança e Gestão Interna da Sefaz, Emerson Amâncio.
A DASN também pode ser enviada pelo próprio MEI no www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/servicos-para-mei, em Declaração Anual de Faturamento.
Aqueles que precisarem de apoio, devem comparecer ao local munido do faturamento de 2023, de um documento de identificação pessoal e do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) ou do CNPJ da empresa.
Veja também
Últimas notícias
Governo de Alagoas estabelece calendário de pagamento de servidores públicos em 2026
PM descobre drogas enterradas no Sertão e apreende arma de fogo em Porto Real do Colégio
Prefeitura de Porto Calvo promove Jornada Pedagógica 2026
IML aponta afogamento como causa da morte de jovem em barragem em Campo Alegre
Advogada afirma ter recebido informação sobre possível esconderijo de Vitinho e promete acionar a Polícia Federal
Ana Maria assume que tentou 'meter atestado' para não entrevistar Matheus: 'Não me deram'
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
