Justiça aceita denúncia, e Boulos vira réu por ofensa contra ex-ministro de Bolsonaro
A queixa-crime foi feita em fevereiro de 2021 após Boulos chamar Weintraub de
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) passou a ser réu em uma ação criminal apresentada por Abraham Weintraub, que foi ministro da Educação de Jair Bolsonaro. Ambos são pré-candidatos à prefeitura de São Paulo.
A queixa-crime foi feita em fevereiro de 2021 após Boulos chamar Weintraub de "imbecil" nas redes sociais:
"O Brasil corre o risco de ficar sem vacinas suficientes por falta de insumos da China por causa de Jair Bolsonaro e três imbecis: Dudu Bananinha [referindo-se a Eduardo Bolsonaro], Ernesto Araújo [ex-ministro das Relações Exteriores] e Weintraub", escreveu.
O ex-ministro disse à Justiça que Boulos lhe fez uma "agressão gratuita, sem qualquer fundamento, ofendendo lhe de um modo inadmissível".
O deputado do PSOL respondeu no processo que Weintraub é conhecido "por seus erros de português e pelas declarações públicas ofensivas contra opositores, adversários políticos, chefes de Estado, povos indígenas e membros do Poder Judiciário".
Disse que, em uma breve pesquisa no X (antigo Twitter) encontrou 51 ocasiões em que o ex-ministro chamou pessoas que discordavam de suas ideias justamente de "imbecil".
"A troca de adjetivações e comentários ácidos acerca de seus oponentes tornou-se, incontestavelmente, estratégia inseparável do jogo político que o próprio Weintraub instituiu e utiliza até hoje", declarou à Justiça.
Chamado a opinar, o promotor Otavio Garcia afirmou que "os fatos narrados evidentemente constituem crime".
A juíza Daniela Conceição, ao aceitar a denúncia contra Boulos, disse haver indícios suficientes para a abertura da ação penal e marcou o julgamento para o dia 19 de novembro de 2024.
Veja também
Últimas notícias
Caminhão-pipa quebra e fica atravessado no meio da pista em Arapiraca
Prefeitura de Major Izidoro intensifica manutenção e limpeza de barragens na zona rural
Prefeitura de Maragogi realiza Jornada Pedagógica 2026 e fortalece o compromisso com a educação
Mestrado da Uneal lança edital para seleção de aluno especial
Uneal nega irregularidades e afirma que pagamentos de bolsas seguem normas internas
Acidente com vítima fatal é registrado na BR-104, em Branquinha
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
