CPI da Braskem: Rodrigo Cunha defende luta por revisão dos acordos firmados
Relatório final da CPI foi lido nesta quarta-feira (15), no Senado Federal
O senador Rodrigo Cunha (Podemos) defendeu o indiciamento de gestores e ex-gestores da Braskem apontados no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apura o crime ambiental cometido pela empresa em Maceió. Cunha também defendeu a revisão dos acordos que foram celebrados com os moradores afetados pelo afundamento do solo dos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto.
No relatório final da CPI, lido nesta quarta-feira (15) no Senado Federal, foi pedido o indiciamento de gestores e ex-gestores da empresa petroquímica. O documento também pediu o indiciamento da própria Braskem por "conduta criminosa que consiste em produzir bens ou explorar matérias-primas pertencentes à União em desacordo com as obrigações impostas pelos títulos autorizativos" e a revisão dos acordos firmados com moradores da região.
“Os acordos devem ser revistos, sem dúvida nenhuma. São milhares de famílias que foram obrigadas a sair de suas casas e ainda há as famílias que estão em localidades vizinhas e aguardam também por justiça. Precisamos rever os acordos e garantir reparação digna e decente às vítimas. Vamos lutar pela aprovação do relatório da CPI e pela efetivação de mais reparações aos moradores”, disse Cunha.
“Importante salientar que agora, além da responsabilidade civil, há também a responsabilização criminal da Braskem pelo imenso dano causado à Maceió. Este é outro importante avanço que surge com o relatório da CPI. Ficou provado que empresa apresentou laudos falsos, que só a favoreciam, inclusive junto aos órgãos de fiscalização. Crimes como estes precisam ser punidos e o relatório da CPI avança neste caminho”, destacou Rodrigo Cunha.
Rodrigo Cunha ainda disse que “o mapa de risco das áreas afetadas pelo crime da Braskem precisa ser ampliado. Hoje há comunidades ‘lhadas’ e que não foram contempladas com a primeira leva de acordos. E, também, há localidades no entorno seriamente prejudicadas com o afundamento dos bairros vizinhos. O caso dos Flexais é emblemático. Por isso o relatório da CPI também acerta ao defender a ampliação do mapa de risco destas áreas”, reiterou o parlamentar.
Veja também
Últimas notícias
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra funcionária do PP
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
