Autoria de Rodrigo Cunha, projeto que multa empresas que não alertarem propaganda enganosa é aprovado
O projeto determina a punição com multa diária às empresas

Mais um projeto de autoria do senador Rodrigo Cunha (Podemos) buscando preservar direitos e aumentar a defesa dos consumidores foi aprovado no Senado Federal. Pela proposta, que segue agora para avaliação na Câmara dos Deputados, a empresa que descumprir a obrigação de promover contrapropaganda para esclarecer os consumidores sobre publicidade enganosa ou abusiva deverá pagar multa diária. A matéria foi aprovada nesta quarta-feira (15).
A contrapropaganda tem a finalidade de desfazer os efeitos negativos originários da veiculação da publicidade enganosa ou abusiva, de modo a corrigir a informação dada ao consumidor sobre a aquisição de determinado produto ou a prestação de determinado serviço. Na prática, o projeto de Rodrigo determina a punição com multa diária às empresas que fizeram propaganda enganosa e, mesmo após advertidas, não veicularem novas peças publicitárias informando corretamente a população.
“Infelizmente, esta prática é comum. A empresa vai para a televisão, a rádio e a internet. Faz uma propaganda enganosa. O consumidor compra o produto ou o serviço e é lesado, porque acreditou na falsa propaganda que a empresa veiculou. Estas empresas até são advertidas, mas nada acontecia com elas em termos de punição mais ágil. Agora, com este projeto, a meta é impor o pagamento de multas diárias a estas más empresas, forçando a veiculação de uma nova propaganda que esclareça o cidadão e que corrija o erro e o dano causado ao consumidor que foi enganado”, disse Cunha.
Pelo projeto, a multa diária deverá ser estipulada pelos critérios estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor, de acordo com a gravidade da infração, vantagem auferida e a condição econômica do fornecedor, sendo o valor revertido ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos ou aos fundos estaduais ou municipais de proteção ao consumidor.
Últimas notícias

Sesau encerra Setembro Amarelo, Verde e Vermelho com ação na orla de Maceió

1º Passeio Ciclístico Detran-AL reúne mais de mil pessoas por um trânsito seguro

Quatro pessoas são baleadas em tentativa de homicídio no Tabuleiro do Martins

Homem é morto a tiros na Praia de Pajuçara, em Maceió

Corpo de vítima de afogamento é localizado em Traipu

Frei perde controle de carro e veículo cai em ribanceira no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
