Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes são monitoradas por Inteligência Artificial
Intervalo de abertura dos semáforos nas vias é ajustado em tempo real para dar mais fluidez ao tráfego
O tráfego de veículos nas avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, dois dos principais corredores de trânsito de Maceió, está sendo monitorado com o auxílio de inteligência artificial. Os dados são processados no Centro de Controle Operacional (CCO), que integra o sistema de semaforização inteligente.
Os semáforos inteligentes calculam, em tempo real, o intervalo adequado para cada cruzamento. As informações de velocidade e volume de veículos são coletadas por câmeras acopladas aos semáforos e enviadas via internet para o CCO, instalado na sede do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT). No local, técnicos treinados monitoram o fluxo de veículos e fazem ajustes em caso de necessidade. A equipe também gera relatórios periódicos para avaliar a situação do tráfego e ajustar a operação caso necessário.
“Tudo acontece de forma autônoma, sem a interferência dos operadores. Isso permite aos gestores de trânsito acompanhar o tráfego e tomar decisões, inclusive fazendo intervenções emergenciais nos cruzamentos, em caso de problemas na rede elétrica, acidentes ou protestos, por exemplo”, explica Bernardo Limongi, diretor da SinalVida. A empresa especializada em semaforização foi contratada pela Braskem para fazer a implantação da tecnologia, treinar os agentes do DMTT e oferecer assistência à operação durante os primeiros 18 meses, após a implantação do sistema no CCO.
O Centro de Controle conta com seis estações de trabalho, cada uma com dois monitores, e um sistema integrado com seis telas de 49 polegadas.
Semáforos inteligentes
Os semáforos inteligentes estão distribuídos em 30 cruzamentos, desde o viaduto da BR 316, na Durval de Góes Monteiro, até a Praça do Centenário, na Fernandes Lima. Destes, 10 são exclusivos para pedestres e um é direcionado para retorno de veículos.