[Vídeo] Servidores da Ufal bloqueiam parte da BR 104, em frente à universidade
Protesto tem o objetivo de mostrar ao Governo Federal que a classe está atenta à nova proposta que deve ser apresentada ainda hoje, em Brasília
Após 61 dias de greve, os servidores da educação federal em Alagoas promoveram, no início da tarde desta terça-feira (21), um protesto em frente à entrada da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A manifestação faz parte de um ato nacional, que está acontecendo em diversos estados do país, como forma de pressionar o Governo Federal diante das negociações que estão ocorrendo em Brasília.
Os manifestantes, compostos por professores, servidores e alunos, fecharam parte da BR 104, em frente à Ufal, no sentido aeroporto. Imagens fornecidas pelos manifestantes mostram diversas pessoas com faixas, além de fogo em pneus, que foram colocados na pista. O protesto já foi finalizado, e a via já está liberada.
Segundo a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal), Nádja Lopes, o protesto tem o objetivo de mostrar ao Governo Federal que a classe está atenta à nova proposta que deve ser apresentada ainda nesta terça-feira (21), na Capital Federal. “Hoje irá acontecer , em Brasília, mais uma rodada de negociações, onde o Governo irá apresentar, segundo a proposta dele, uma proposta melhorada do que estamos reivindicando na greve”, explica.
Nádja reforça que a greve nacional acontece em defesa das Universidades e da reestruturação do orçamento universitário.
A paralisação foi deflagrada no dia 15 de abril, em todo o Brasil, tendo sido aderida pelos professores da Ufal no dia 29 do mesmo mês.