Sefaz orienta sobre emissão temporária da nota fiscal avulsa em Alagoas
Devido à recente tragédia no Rio Grande do Sul, o sistema utilizado por AL está instável, impossibilitando a emissão de documentos fiscais
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) disponibiliza, nesta sexta-feira (24), temporariamente a emissão da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) por meio do sistema da Nota Fiscal Cidadã (NFC). Esta medida é uma alternativa devido à instabilidade causada pela recente tragédia climática no Rio Grande do Sul (RS), já que os documentos fiscais eletrônicos são geridos pelo sistema da Sefaz-RS.
O procedimento é simples: basta acessar o link nfcidada.sefaz.al.gov.br, entrar com login e senha como “Consumidor”, clicar em “Emitir NF Online”, preencher os dados e baixar o documento. Após isso, a nota estará válida em Alagoas. A superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, lembra que a NFA-e deve ser utilizada apenas por pessoas físicas e empresas sem inscrição estadual que não são contribuintes do ICMS.
“Desde a tragédia no RS, a geração de Nota Fiscal Avulsa estava sendo impossibilitada. A opção de emitir por meio da NFC permite que os não contribuintes sigam com suas transações comerciais sem prejuízos. Então, surge como uma excelente aliada do cidadão para emitir notas de forma esporádica e específica”, destaca.
Para obter mais detalhes, basta conferir a Instrução Normativa nº 31/2024, publicada nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial do Estado (DOE).
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
