Sefaz orienta sobre emissão temporária da nota fiscal avulsa em Alagoas
Devido à recente tragédia no Rio Grande do Sul, o sistema utilizado por AL está instável, impossibilitando a emissão de documentos fiscais
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) disponibiliza, nesta sexta-feira (24), temporariamente a emissão da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) por meio do sistema da Nota Fiscal Cidadã (NFC). Esta medida é uma alternativa devido à instabilidade causada pela recente tragédia climática no Rio Grande do Sul (RS), já que os documentos fiscais eletrônicos são geridos pelo sistema da Sefaz-RS.
O procedimento é simples: basta acessar o link nfcidada.sefaz.al.gov.br, entrar com login e senha como “Consumidor”, clicar em “Emitir NF Online”, preencher os dados e baixar o documento. Após isso, a nota estará válida em Alagoas. A superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, lembra que a NFA-e deve ser utilizada apenas por pessoas físicas e empresas sem inscrição estadual que não são contribuintes do ICMS.
“Desde a tragédia no RS, a geração de Nota Fiscal Avulsa estava sendo impossibilitada. A opção de emitir por meio da NFC permite que os não contribuintes sigam com suas transações comerciais sem prejuízos. Então, surge como uma excelente aliada do cidadão para emitir notas de forma esporádica e específica”, destaca.
Para obter mais detalhes, basta conferir a Instrução Normativa nº 31/2024, publicada nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial do Estado (DOE).
Últimas notícias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Seis candidatos disputam vaga na lista tríplice para procurador-geral do MPAL
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
