Procon Maceió realiza fiscalização em agências bancárias da capital
De acordo com a Lei Municipal nº 5.516 de 2006, o tempo máximo de espera na fila do banco deve ser de até 20 minutos
                            Após análise das denúncias que são registradas no Procon Maceió, os bancos estão figurando no ranking das empresas mais reclamadas. Com base neste dado e com o objetivo de melhorar a prestação do serviço e atendimento ao público, o Procon Maceió, durante esta semana, realizou operação de fiscalização nas agências bancárias da capital para verificar o cumprimento de leis, como as que tratam do tempo de espera na fila e do atendimento prioritário.
A operação iniciou no último dia 27 de maio e desde então, dos oito bancos visitados, dois foram notificados para adequação quanto à triagem com senhas eletrônicas, contando o horário, a data e a permissão para o livre acesso ao interior das agências pelos consumidores.
A diretora-executiva do Procon Maceió, Cecília Wanderlei, alerta que é de extrema importância que os consumidores auxiliem no trabalho do órgão, realizando denúncias através dos canais de atendimento.
“Os consumidores devem buscar o canal correto para reclamar e registrar sua denúncia. Não adianta apenas reclamar nas filas dos bancos ou em casa, tem que reclamar no órgão de proteção para que as medidas necessárias possam ser tomadas", enfatiza Cecília.
De acordo com a Lei Municipal nº 5.516 de 2006, o tempo máximo de espera na fila do banco deve ser de até 20 minutos. O tempo de espera sobe para 30 minutos se for véspera ou pós-feriados prolongados e dias de pagamentos dos funcionários públicos.
"Algumas agências estão dando senhas manuais e restringem a passagem dos consumidores para o interior dos estabelecimentos, para evitar dar a senha eletrônica ao cliente, o que não pode acontecer. Por isso, estamos com nossos fiscais in loco para efetivar o cumprimento das normas pelas agências da capital", completa a diretora do Procon Maceió.
Em caso de denúncias ou reclamações os consumidores podem registrar queixas através dos canais de atendimento:
ProconFone: 0800 082 4567
ProconZap: (82) 98882-8326
E-mail Procon: [email protected]
Instagram: @proconmaceio
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