Leonardo Dias apresenta Projeto que cria programa de prevenção de amputação de pacientes diabéticos
A pauta tem como objetivo promover a prevenção, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a reabilitação dos pacientes
O vereador Leonardo Dias (PL) apresentou ao secretário Municipal de Saúde, Drº Luiz Romero, o Projeto de Lei que cria o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no Município de Maceió. A pauta tem como objetivo promover a prevenção, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a reabilitação dos pacientes portadores de pé diabético.
O projeto surgiu após o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Dr. Guilherme Pitta, alertar o vereador sobre um levantamento feito pela entidade que apontou Alagoas como o estado que mais sofreu alta no número de amputações de membros inferiores.
"O diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, representando um sério problema de saúde pública. Uma das complicações mais graves e frequentes do diabetes é o pé diabético, que pode levar a úlceras, infecções e em casos extremos, à amputação de membros inferiores”, afirma Pitta.
A pauta apresentada por Leonardo Dias foi construída após conversas com o vereador. O projeto de lei determina a realização de um curso de treinamento prático para capacitação dos profissionais da Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde, que tem o objetivo principal a identificação do grau de feridas dos pacientes com diabetes.
“Nós discutimos o que poderíamos fazer e surgiu a ideia do curso de treinamento prático que vai capacitar os profissionais de saúde para o diagnóstico precoce e o manejo adequado do pé diabético, contribuindo para a redução das complicações e o aumento da qualidade de vida dos pacientes”, afirmou o vereador.
“A ideia é de que os profissionais da atenção básica sejam treinados e que em cada URS [Unidade de Referência da Saúde] tenha um núcleo para os casos de média complexidade. Em casos mais graves, a matéria determina que os pacientes sejam regulados em até 12 horas para atendimento hospitalar”, complementou Leonardo.
Dias enalteceu a receptividade do secretário Luiz Romero, que se comprometeu em iniciar as capacitações do PAPE logo após a aprovação do Projeto de Lei.
A proposta está tramitando na Câmara Municipal de Maceió (CMM) e tem previsão de aprovação até o final do mês de junho, antes do recesso parlamentar.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
