Pacheco diz que 'taxa das blusinhas' é razoável e que decisão caberá ao plenário do Senado
Relator retirou taxação de 20% da proposta, que pode ser votado ainda nesta terça-feira pelos senadores

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira (4) que o relator do projeto de lei que institui o programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), Rodrigo Cunha (Podemos-AL), tem autonomia para alterar o projeto, mas defendeu a taxação das compras internacionais de até US$ 50, retirada por Cunha do parecer.
"Parece de fato que se estabelecer uma taxação uniforme entre o que vem do exterior e o que é produzido aqui é algo que vem a calhar para aquilo que nós queremos que é o desenvolvimento da indústria nacional. Eu acho que uma taxação em relação aos mesmos produtos que vêm do exterior para que estabeleça essa justiça e esse equilíbrio com a indústria nacional é algo bastante razoável", afirmou o presidente do Senado.
Pacheco reiterou que respeita a posição do relator, mas afirmou que a decisão será tomada no plenário. "Em relação à taxação, ele (relator) se manifestou contrário. Óbvio que a gente respeita o entendimento do senador Rodrigo Cunha, mas a deliberação é do plenário do Senado Federal", pontuou Pacheco.
A análise do projeto no Senado está prevista para acontecer ainda nesta terça-feira. No início da tarde, a jornalistas, o relator afirmou que vai propor a retirada de alguns tópicos projeto, entre eles a taxação de compras internacionais.
A proposta originalmente trata do programa Mover, mas durante a tramitação na Câmara os deputados incluíram trechos que tratam de assuntos sem relação direta com o Mover, os chamados "jabutis". Caso os senadores concordem com a versão proposta por Rodrigo Cunha, o texto precisará voltar à Câmara e ser submetido à nova votação.
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
