Atendimentos veterinários são destaque nas edições do Brota na Grota
Vacinação e aplicação de vermífugo em cães e gatos dos moradores representam a maioria dos atendimentos prestados pela equipe de Saúde Animal do programa
Os atendimentos veterinários se destacaram nos eventos do Brota na Grota. Ao todo, mais de 8 mil animais foram vacinados contra a raiva e mais de 7 mil vermífugos foram aplicados. As castrações chegaram a 117 procedimentos realizados desde que o Castramóvel chegou para acrescentar ao programa.
Dentre os atendimentos ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacina antirrábica e o vermífugo estão entre os mais procurados pela população. No total, mais de 8019 vacinas contra a raiva e mais de 7448 vermífugos foram aplicados em cães e gatos desde o início do programa, em 2023.
Recentemente, a Secretaria Extraordinária do Bem-Estar Animal (Sabema) se juntou ao Brota na Grota, ofertando seus atendimentos de castração (exclusiva para felinos, machos e fêmeas) e inserção de microchips.
Desde o início dos procedimentos realizados através do Castramóvel, 117 castrações e inserções de microchips foram realizadas pelos profissionais da Prefeitura.
As castrações estão limitadas em apenas 25 felinos por evento. O número de fichas é reduzido por se tratar de uma cirurgia que demanda diversos cuidados dos profissionais. O procedimento só poderá ser feito mediante triagem no dia anterior ao evento, momento em que será realizada a coleta de sangue para checar a saúde do animal.
“Os machos levam ponto interno apenas, precisando do uso do colar elizabetano (o abajur). As fêmeas, por outro lado, levam ponto interna e externamente, portanto precisam usar a roupa cirúrgica, para que não tenham contato com o local”, ressaltou a veterinária Larissa Rocha.
Ainda de acordo com a veterinária, o microchip é uma forma que a Prefeitura de Maceió tem de realizar o controle dos animais, visto que é uma forma de identificação do animal, com os dados do tutor, além de informações sobre a saúde do Pet.
“Caso esse animal se perca, o dono poderá acionar a empresa Animal Tech, e os veterinários cadastrados receberão uma notificação. Qualquer pessoa poderá ajudar realizando a leitura de um QrCode através de uma tag que pode ser colocada no pescoço do pet”, explicou.
Segundo o coordenador do programa, Sergio Miranda, os atendimentos veterinários disponibilizados através do Brota na Grota têm ajudado no controle das zoonoses, contribuindo para a saúde pública.
“Esse foi um serviço que agregou muito ao programa, pois são muitas pessoas que levam seus bichos para serem vacinados e castrados. É prazeroso quando vemos a satisfação dos moradores ao poder realizar um atendimento como a castração de um gato gratuitamente. Muitos ali não têm condições financeiras para realizar esse procedimento”, disse.
O Brota na Grota é o maior programa de inclusão social do Brasil, idealizado pela atual gestão e coordenado pela Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras (Segov). O evento itinerante ocorre todas as sextas-feiras, levando diversos serviços públicos para as comunidades em situação de vulnerabilidade, aproximando a Prefeitura de Maceió da parcela mais carente da capital.