Política

JHC estimula empreendedorismo feminino e transforma a vida de mulheres em Maceió

Com o Banco da Mulher Empreendedora município garante linha de crédito e autonomia a mulheres

Por 7Segundos, com Assessoria 19/06/2024 09h09
JHC estimula empreendedorismo feminino e transforma a vida de mulheres em Maceió
Uma dessas vidas transformadas foi a da Claudenize Cavalcante, de 52 anos - Foto: Divulgação/Assessoria

O prefeito de Maceió, JHC, implantou e investiu, ao longo de sua gestão, no Banco da Mulher Empreendedora, programa histórico que fomenta a autonomia financeira de mulheres por meio de capacitação e crédito.

“Este programa significa mais autonomia financeira para as mulheres construírem o próprio negócio ou aprimorar um negócio que elas já tenham. É o poder de decisão na mão delas”, destacou JHC.

E a iniciativa vem transformando a vida de muitas mulheres empreendedoras em Maceió. Uma dessas vidas transformadas foi a da Claudenize Cavalcante, de 52 anos. Nize, como é conhecida, tem uma empresa de geladinhos gourmet e conta que tanto a capacitação quanto o financiamento do edital foram essenciais para impulsionar o negócio dela.

“O Banco da Mulher foi um divisor de águas para a minha empresa porque eu precisava entender mais sobre gestão de negócios e também precisava muito do dinheiro para poder aumentar minha produção e, como consequência, vender mais e alavancar meu negócio. E isso só foi possível através do edital”, afirmou.

Claudenize abriu sua empresa em 2020, durante a pandemia, porque todos na casa dela ficaram desempregados. “Eu já estava há um tempo sem trabalhar fora de casa porque a renda do meu esposo e dos meus dois filhos era suficiente. Durante a pandemia, todos eles foram demitidos e eu decidi agir. Foi quando eu comecei a pesquisar e abri minha empresa, ali mesmo na minha casa”, explica.

Inicialmente, ela vendia suas sobremesas para vizinhos e através de delivery. Mas o negócio foi crescendo e mesmo depois da pandemia, ela continuou trabalhando e o que era um plano B para ajudar a família, hoje é a principal fonte de renda deles.

“E eu sei que tudo isso só foi possível por causa de pessoas como o prefeito JHC que acredita nas mulheres e dá possibilidades para essas mulheres se desenvolverem. Para mim, foi uma das melhores oportunidades de alavancar meu negócio”, pontuou

O negócio deu tão certo que hoje o marido de Claudenize trabalha com ela para dar conta da produção. Juntos, eles continuam vendendo os geladinhos através das redes sociais e também levam o produto para feiras e eventos, como o São João Raiz, em Jaraguá.

Edital aberto - O Banco da Mulher Empreendedora está com chamada pública aberta para o financiamento de projetos de até 3 mil mulheres empreendedoras. Ao todo, o edital disponibiliza 3,6 milhões em recursos e cada projeto receberá o apoio financeiro de R$1.200. Podem ser contemplados projetos de expansão e de desenvolvimento de propostas de negócios, geradoras de emprego e tributos na cidade, idealizados por mulheres. As inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de julho por meio do site www.bancodamulher.maceio.al.gov.br.