JHC estimula empreendedorismo feminino e transforma a vida de mulheres em Maceió
Com o Banco da Mulher Empreendedora município garante linha de crédito e autonomia a mulheres
O prefeito de Maceió, JHC, implantou e investiu, ao longo de sua gestão, no Banco da Mulher Empreendedora, programa histórico que fomenta a autonomia financeira de mulheres por meio de capacitação e crédito.
“Este programa significa mais autonomia financeira para as mulheres construírem o próprio negócio ou aprimorar um negócio que elas já tenham. É o poder de decisão na mão delas”, destacou JHC.
E a iniciativa vem transformando a vida de muitas mulheres empreendedoras em Maceió. Uma dessas vidas transformadas foi a da Claudenize Cavalcante, de 52 anos. Nize, como é conhecida, tem uma empresa de geladinhos gourmet e conta que tanto a capacitação quanto o financiamento do edital foram essenciais para impulsionar o negócio dela.
“O Banco da Mulher foi um divisor de águas para a minha empresa porque eu precisava entender mais sobre gestão de negócios e também precisava muito do dinheiro para poder aumentar minha produção e, como consequência, vender mais e alavancar meu negócio. E isso só foi possível através do edital”, afirmou.
Claudenize abriu sua empresa em 2020, durante a pandemia, porque todos na casa dela ficaram desempregados. “Eu já estava há um tempo sem trabalhar fora de casa porque a renda do meu esposo e dos meus dois filhos era suficiente. Durante a pandemia, todos eles foram demitidos e eu decidi agir. Foi quando eu comecei a pesquisar e abri minha empresa, ali mesmo na minha casa”, explica.
Inicialmente, ela vendia suas sobremesas para vizinhos e através de delivery. Mas o negócio foi crescendo e mesmo depois da pandemia, ela continuou trabalhando e o que era um plano B para ajudar a família, hoje é a principal fonte de renda deles.
“E eu sei que tudo isso só foi possível por causa de pessoas como o prefeito JHC que acredita nas mulheres e dá possibilidades para essas mulheres se desenvolverem. Para mim, foi uma das melhores oportunidades de alavancar meu negócio”, pontuou
O negócio deu tão certo que hoje o marido de Claudenize trabalha com ela para dar conta da produção. Juntos, eles continuam vendendo os geladinhos através das redes sociais e também levam o produto para feiras e eventos, como o São João Raiz, em Jaraguá.
Edital aberto - O Banco da Mulher Empreendedora está com chamada pública aberta para o financiamento de projetos de até 3 mil mulheres empreendedoras. Ao todo, o edital disponibiliza 3,6 milhões em recursos e cada projeto receberá o apoio financeiro de R$1.200. Podem ser contemplados projetos de expansão e de desenvolvimento de propostas de negócios, geradoras de emprego e tributos na cidade, idealizados por mulheres. As inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de julho por meio do site www.bancodamulher.maceio.al.gov.br.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
