TJAL promove audiência pública sobre promoção de militares estaduais
Sessão, proposta pelo desembargador Paulo Zacarias, foi conduzida pelo presidente Fernando Tourinho; representantes defenderam os interesses dos militares

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promoveu, nesta terça (18), uma audiência pública sobre promoção de policiais e bombeiros militares do estado. A sessão, conduzida pelo presidente Fernando Tourinho, teve a participação de advogados e representantes de associações.
Em março deste ano, o Pleno admitiu, por unanimidade, o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) sobre a uniformização de decisões relativas à promoção de militares estaduais que não foram promovidos no tempo devido.
A audiência pública foi proposta pelo desembargador Paulo Zacarias, relator do processo e membro do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas (NUGEPNAC), responsável por propor e estimular a uniformização de decisões sobre matérias repetitivas no Judiciário alagoano.
O desembargador Paulo Zacarias explicou que o objetivo da audiência pública era coletar o máximo de informações relevantes sobre os fatos e a realidade dos militares em Alagoas.
“Queremos saber o funcionamento das corporações e o impacto que venha a ter qualquer decisão judicial final, seja em favor de uma tese, seja em favor de outra, para a solução do conflito instalado. Por essa razão, se faz a audiência pública imprescindível, a fim de fornecer aos julgadores conhecimentos sobre como funciona a PMAL e o Corpo de Bombeiros”, disse o relator.
Alegações dos militares
O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Alagoas, coronel Paulo Amorim, parabenizou o presidente Fernando Tourinho e o relator Paulo Zacarias pela realização da audiência pública.
“Cada um fez a sua oratória, defesa do que entende sempre na busca de oferecer dados e informações para proporcionar aos desembargadores uma melhor decisão jurídica sobre esse tema que realmente tem incomodado a Polícia Militar porque promoção é um dos fatores que interfere na vida dos militares”, comentou o comandante-geral.
O advogado Adilson Bispo avaliou como positiva a iniciativa do TJAL de ouvir os representantes dos militares e seus pontos de vista diferentes sobre o tema.
“Achamos fantástico o fato de abrir essa possibilidade com o advogado de vários militares, nós podemos trazer as angústias, os problemas e de uma forma muito respeitosa. A audiência foi extremamente democrática, republicana, onde nós pudemos colocar as angústias dos nossos clientes de uma forma muito centrada e foi recepcionada de uma forma muito profissional”, disse.
Participaram os desembargadores Carlos Cavalcanti, Ivan Brito, Fábio Ferrario e Márcio Roberto Tenório, o juiz convocado do TJAL, Alberto Jorge Correia, os magistrados que atuam na área da Fazenda Pública Estadual, Manoel Cavalcante, Laila Kerckhoff e Douglas Beckhauser, o procurador do MPAL, Sérgio Jucá, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Sérgio Verçosa.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
