Pacheco critica descriminalização da maconha e diz que STF invade competência do Congresso
STF formou maioria nesta terça (25) para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se posicionou contra a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de descriminalizar o porte de maconha para consumo pessoal, argumentando que essa questão é competência do Legislativo.
“Discordo da decisão do STF. Já disse mais de uma vez, considero que a descriminalização só pode ocorrer pelo processo legislativo, não por uma decisão judicial”, afirmou nesta terça-feira (25).
Para o senador, que é autor de uma PEC que proíbe o porte de qualquer tipo de droga, a descriminalização por meio de decisão judicial é uma “invasão de competência” do Legislativo.
Por oito votos a três, o STF decidiu descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. Os ministros, entretanto, ainda não especificaram a quantidade mínima que configure uso individual, que será decidido nesta quarta-feira (26). O caso tem repercussão geral, ou seja, a decisão do STF deverá ser usada por outros tribunais em casos ligados ao tema.
Pacheco também declarou que o julgamento invade a competência técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
“Há uma lógica jurídica, política e racional em relação a isso que, na minha opinião, não pode ser quebrada por uma decisão judicial que destaque uma substância entorpecente específica, invadindo a competência técnica da Anvisa e a competência legislativa do Congresso Nacional”, afirmou o presidente do Senado.
Pacheco ainda expressou a esperança de que a decisão “não represente uma ‘liberação geral’ em relação à maconha ou qualquer tipo de droga”, destacando seu incômodo com uma possível interferência entre os Poderes.
O presidente do Senado também definiu o debate sobre o tema como “objeto de preocupação do Congresso” e afirmou que a decisão “acaba gerando perplexidade no combate ao tráfico de entorpecentes no Brasil”.
Veja também
Últimas notícias

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 85 milhões

Caixa lança sua própria bet e mira faturamento de R$ 2,5 bilhões em 2026

Moradores bloqueiam rodovia AL-220 em protesto contra falta de água em Marechal Deodoro
![[Vídeo] Prefeitura de Matriz de Camaragibe anuncia Mutirão de Catarata](https://img.7segundos.com.br/wYGgGbPxvxPYF2-DJjqcCM1DrrQ=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-22-at-181821.jpeg)
[Vídeo] Prefeitura de Matriz de Camaragibe anuncia Mutirão de Catarata

Prefeitura de Arapiraca e Emprapa definem fortalecimento da cadeia produtiva de mandioca
![[Vídeo] Operação em AL desmantela golpe de falsos financiamentos que lesou milhares no país](https://img.7segundos.com.br/lBRn-92EIbaqe85xkSihnr_e2XA=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-23-at-060755.jpeg)
[Vídeo] Operação em AL desmantela golpe de falsos financiamentos que lesou milhares no país
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
