Câmara de Maceió aprova lei de Leonardo Dias que cria programa de prevenção de amputação de pacientes diabéticos
Iniciativa visa promover a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação dos pacientes portadores de pé diabético
A Câmara Municipal de Maceió (CMM) aprovou, nesta terça-feira (25), o Projeto de Lei apresentado pelo vereador Leonardo Dias (PL) que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no Município de Maceió. A iniciativa visa promover a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação dos pacientes portadores de pé diabético.
A pauta foi construída em conjunto com o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Dr. Guilherme Pitta. Ele alertou o vereador sobre um levantamento realizado pela entidade, revelando que Alagoas é o estado com o maior aumento no número de amputações de membros inferiores.
O especialista comemorou a aprovação do projeto, considerando-a um significativo avanço para a saúde municipal.
“Dá um foco de prioridade a uma doença que é muito importante no nosso estado. Alagoas, até 2021, foi campeão em amputação. Com a capacitação dos profissionais, eles estarão aptos a identificar as feridas e tratar os casos mais simples. Os casos que não conseguirem ser tratados na atenção básica, eles irão para as unidades de referências, onde serão atendidos os casos mais complicados”, explicou Pitta.
O projeto, fruto de diálogos entre Leonardo Dias e Dr. Guilherme Pitta, prevê a realização de um curso de treinamento prático para capacitação dos profissionais da Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde. O foco principal é a identificação do grau de feridas em pacientes com diabetes.
“Nós discutimos o que poderíamos fazer e surgiu a ideia do curso de treinamento prático que vai capacitar os profissionais de saúde para o diagnóstico precoce e o manejo adequado do pé diabético, contribuindo para a redução das complicações e o aumento da qualidade de vida dos pacientes”, afirmou o vereador.
Leonardo Dias destacou ainda que os profissionais da atenção básica serão treinados e que cada Unidade de Referência da Saúde (URS) terá um núcleo para casos de média complexidade. Para situações mais graves, o projeto determina que os pacientes sejam regulados em até 12 horas para atendimento hospitalar.
Na semana passada, o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, se reuniu com o Dr. Guilherme Pitta para discutir as possibilidades de expandir o PAPE, proposto por Leonardo Dias, para todo o estado de Alagoas.
“Em vias de ser implementado no âmbito do Município Maceió, aproveitamos para discutir durante o encontro a possibilidade de também estendermos essa iniciativa a todo o estado, tendo em vista que Alagoas tem registrado altos índices de amputação de pés diabéticos”, destacou o PGJ Lean Araújo.
A Lei proposta por Dias foi enaltecida e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que se comprometeu em iniciar as capacitações do PAPE logo após a sua aprovação. O Projeto de Lei aprovado será agora encaminhado para a sanção do Executivo Municipal.
Veja também
Últimas notícias
Prefeito de Matriz de Camaragibe participa da inauguração de espaço da Assembleia de Deus
OAB e MP Eleitoral apuram prisão de porteiro durante panelaço em Maceió
Nelson Wilians tem inscrição na OAB suspensa em meio a investigações da PF
Ipespe/Abrapel: Flávio tem 51,2% dos votos válidos no 2º turno; Lula, 48,8%
Luciano Barbosa declara voto em Lula e cita ações do governo em Arapiraca
Influenciadora de Maceió diz ter perdido trabalho após apoiar Flávio Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
