Órgãos lançam projeto para aumentar produção e exportação de própolis produzido em AL
Objetivo é que segmento possa se tornar um dos mais promissores na economia alagoana
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a União dos Produtores de Própolis Vermelha de Alagoas (Uniprópolis) lançam, nesta sexta-feira (5), às 16h, o projeto que visa aumentar a produção e exportação da própolis vermelha dos manguezais de Alagoas e tornar o segmento um dos mais promissores na economia alagoana.
Durante um ano, o projeto prestará assistência técnica a 300 produtores de própolis vermelha, uma riqueza natural produzida por abelhas que vivem próximas dos manguezais alagoanos. A ideia é que o programa seja estendido por igual período. Inicialmente a proposta vai abranger 22 municípios do Estado, de Maragogi a Piaçabuçu.
De acordo com o presidente da Uniprópolis, Mário Agra Júnior, o projeto se deu graças à emenda parlamentar garantida pelo deputado federal Paulão (PT/AL), na ordem de R$ 3 milhões para o desenvolvimento da cadeia produtiva de própolis vermelha em Alagoas.
“Por meio do projeto, vamos preparar os produtores com capacitação e profissionalização, estruturação dos apiários para criação de abelhas rainhas, além de todo o acompanhamento técnico”, ressaltou.
“Serão beneficiadas pessoas de baixa renda, como pescadores, pessoas desempregadas e pessoas que residem próximo aos mangues. Essa será a nossa prioridade, atender essas pessoas com o intuito de geração de renda, um projeto inclusivo”, destacou Mário Agra Júnior.
O evento acontece nesta sexta-feira (5), às 16 horas, no espaço coletivo Invar Iakos, Lisa flor e Uniprópolis, localizado na Rodovia IB Gatto Falcão, km 5, Massagueira - Marechal Deodoro, Litoral Sul de Alagoas.