Maceió

Escultura vandalizada na Jatiúca será restaurada

O Secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais lamentou o vandalismo

Por Juliana Leandro 05/07/2024 14h02 - Atualizado em 05/07/2024 14h02
Escultura vandalizada na Jatiúca será restaurada
Escultura foi pichada e danificada por vândalos - Foto: Foto: Marcos Sousa/Rede Antena7

A escultura “O Beijo da Mestra Irinéia”, localizada à beira da Lagoa da Anta no Posto 7, bairro da Jatiúca, foi alvo de pichações e dano material, concentrados na parte do monumento que fica de frente para a lagoa.

Foram desenhados diversas formas, palavras, números, nomes e iniciais de pessoas. Também foi feito um buraco com uma ferramenta desconhecida e a obra terá que passar por reparos para voltar ao seu estado original.

O posto 7 muitas vezes é ponto de encontro para jovens consumir bebidas alcoólicas, a equipe de reportagem da Rede Antena 7 esteve no local na manhã desta sexta-feira (05),e no local foram encontrados garrafas de bebidas vazias.


Em nota, a Secretaria de Estado de Ralações Federativas e Internacionais lamenta profundamente o ocorrido e informa que o processo restauração das obras já está em andamento e será concluído o mais rápido possível.


Confira a nota na íntegra:


Alagoas Feita à Mão - Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais

A coordenação do Programa Alagoas Feita à Mão, vinculado à Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) do Governo de Alagoas, ao tempo em que lamenta o ato de vandalismo praticado contra a escultura “O Beijo”, instalada na orla marítima da Jatiúca, em Maceió, informa que o processo restauração da obra já está em andamento e será concluído o mais rápido possível, para que a escultura possa retornar ao seu estado original, garantindo, assim, a preservação do legado da Mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas, Dona Irinéia, e a valorização do nosso patrimônio cultural.
A última restauração da escultura foi realizada em 14 de março de 2023.

A Serfi reforça o compromisso do Governo do Estado com a preservação e valorização da cultura alagoana.

O Secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Hugo Leahy também lamentou o vandalismo.

"Estamos profundamente tristes com o ato de vandalismo que atingiu a escultura ‘O Beijo da Mestra Irinéia’. Este não é apenas um ataque a uma obra de arte, mas uma agressão à nossa cultura e identidade. Nossa prioridade agora é restaurar a obra ao seu estado original e reforçar as medidas de preservação para proteger nosso patrimônio. Agradecemos o apoio da comunidade e reforçamos nosso compromisso em valorizar e preservar a cultura alagoana."


Quem é Irinéia?

Dona Irinéia é natural da comunidade quilombola de Muquém em União dos Palmares e o  reconhecimento dela vai além das fronteiras do país. Em 2015, esculturas da artesã foram levadas para Itália, a convite da Expo Milão, uma feira que reúne obras de arte de 140 países. Suas obras, como "O Beijo", se tornaram verdadeiros símbolos do estado, e seu título de Patrimônio Vivo de Alagoas, conferido em 2005, é um testemunho do impacto que ela deixou em sua comunidade e além.