Escultura vandalizada na Jatiúca será restaurada
O Secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais lamentou o vandalismo
A escultura “O Beijo da Mestra Irinéia”, localizada à beira da Lagoa da Anta no Posto 7, bairro da Jatiúca, foi alvo de pichações e dano material, concentrados na parte do monumento que fica de frente para a lagoa.
Foram desenhados diversas formas, palavras, números, nomes e iniciais de pessoas. Também foi feito um buraco com uma ferramenta desconhecida e a obra terá que passar por reparos para voltar ao seu estado original.
O posto 7 muitas vezes é ponto de encontro para jovens consumir bebidas alcoólicas, a equipe de reportagem da Rede Antena 7 esteve no local na manhã desta sexta-feira (05),e no local foram encontrados garrafas de bebidas vazias.
Em nota, a Secretaria de Estado de Ralações Federativas e Internacionais lamenta profundamente o ocorrido e informa que o processo restauração das obras já está em andamento e será concluído o mais rápido possível.
Confira a nota na íntegra:
Alagoas Feita à Mão - Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais
A coordenação do Programa Alagoas Feita à Mão, vinculado à Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) do Governo de Alagoas, ao tempo em que lamenta o ato de vandalismo praticado contra a escultura “O Beijo”, instalada na orla marítima da Jatiúca, em Maceió, informa que o processo restauração da obra já está em andamento e será concluído o mais rápido possível, para que a escultura possa retornar ao seu estado original, garantindo, assim, a preservação do legado da Mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas, Dona Irinéia, e a valorização do nosso patrimônio cultural.
A última restauração da escultura foi realizada em 14 de março de 2023.
A Serfi reforça o compromisso do Governo do Estado com a preservação e valorização da cultura alagoana.
O Secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Hugo Leahy também lamentou o vandalismo.
"Estamos profundamente tristes com o ato de vandalismo que atingiu a escultura ‘O Beijo da Mestra Irinéia’. Este não é apenas um ataque a uma obra de arte, mas uma agressão à nossa cultura e identidade. Nossa prioridade agora é restaurar a obra ao seu estado original e reforçar as medidas de preservação para proteger nosso patrimônio. Agradecemos o apoio da comunidade e reforçamos nosso compromisso em valorizar e preservar a cultura alagoana."
Quem é Irinéia?
Dona Irinéia é natural da comunidade quilombola de Muquém em União dos Palmares e o reconhecimento dela vai além das fronteiras do país. Em 2015, esculturas da artesã foram levadas para Itália, a convite da Expo Milão, uma feira que reúne obras de arte de 140 países. Suas obras, como "O Beijo", se tornaram verdadeiros símbolos do estado, e seu título de Patrimônio Vivo de Alagoas, conferido em 2005, é um testemunho do impacto que ela deixou em sua comunidade e além.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
