Programa Alagoas sem Fome celebra seis meses com recorde de doações a instituições locais
Além da doação de alimentos, o programa tem criado outras ações para combater a insegurança alimentar no estado
O programa Alagoas sem Fome, criado pelo Governo do Estado no dia 27 de dezembro de 2023, completou seis meses no final de junho e tem se destacado como uma iniciativa exemplar na luta contra a fome e a insegurança alimentar.
Desde seu lançamento, o programa tem beneficiado inúmeras instituições e milhares de famílias por meio da doação de alimentos, além de ações transversais de várias secretarias do Governo.
Com pontos de arrecadação por toda a cidade, a exemplo de shoppings, supermercados, eventos de parceiros do programa, além das próprias secretarias do Governo, o programa fez seis meses com um recorde de alimentos arrecadados: 23,7 toneladas. Deste montante, até o dia 27 de junho, o programa já havia doado 13,2 toneladas a 14 instituições alagoanas cadastradas na Nota Fiscal Cidadã.
Com um enfoque intersetorial, o Alagoas sem Fome não se limita apenas à distribuição de alimentos não-perecíveis, mas também engloba programas de outras secretarias e órgãos do Governo, como: Complexos nutricionais e restaurantes populares (Seades); Cartão Escola 10, Leite do Coração e Mais Merenda (Seduc); Programa de Aquisição de Alimentos (Emater); Vida Nova na sua Casa (Seinfra), Crédito do Trabalhador do Turismo e Escola do Turismo (Setur); Cartão Cria e Creches Cria (Cria), Planta Alagoas e Distribuição de Alevinos (Seagri), Hortas Urbanas (Semarh) e Mais Água Alagoas (Segov).
Além dessas ações, o programa tem criado iniciativas que vão transformar os números da insegurança alimentar no estado. O projeto Padaria Artesanal é um deles. Oriundo do Governo Federal, essa iniciativa visa promover a capacitação empreendedora, estimulando a inclusão produtiva por meio de um curso de panificação oferecido a pessoas mais carentes. Ao finalizar o curso, os participantes, que ficam conhecidos como multiplicadores, saem certificados e aptos a expandir o conhecimento em suas cidades de origem.
Esse projeto foi replicado com sucesso em Alagoas no mês de maio quando 15 mulheres, selecionadas pelo Alagoas sem Fome vindas de comunidades vulneráveis do estado, foram à Brasília participar do curso de panificação com todos os custos pagos pelo Governo do Estado. A expectativa é que o projeto Padaria Artesanal capacite 600 pessoas somente em 2024 por meio das multiplicadoras que foram à Brasília.
Ainda entre ações em andamento no Alagoas sem Fome estão o Conselho Estadual do programa, a construção de uma Fábrica de Alimentos - que será dedicada à produção de alimentos por meio de sopa desidratada, vegetais, legumes e frutas -, o cartão Alagoas Sem Fome, a construção de mais restaurantes populares e o plano de segurança alimentar, entre outras.
O sucesso do programa Alagoas sem Fome reflete a importância de políticas públicas bem estruturadas e da atuação conjunta entre governo e sociedade civil. Ao garantir não apenas a alimentação, mas também oportunidades de crescimento e desenvolvimento, o Governo de Alagoas reafirma seu compromisso com a construção de um estado cada dia mais justo e igualitário para todos.
Últimas notícias
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Caminhão cai em ribanceira de cinco metros na Rota do Mar
Prefeitura de Arapiraca divulga nova data das provas do concurso da Educação
Árvore cai, atinge veículo estacionado e bloqueia rua no bairro do Prado
Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido no bairro Jardim Tropical, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
