Professor da UFAL tenta censurar matéria que mostrou que projeto dele é pago pela Braskem
Ele recebe bolsa financiada pela mineradora para monitorar a Lagoa Mundaú
Um professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) entrou na Justiça para tentar censurar uma matéria do Portal 7Segundos, que mostrava que uma pesquisa coordenada por ele é financiada pela Braskem, empresa apontada como responsável pelo afundamento de cinco bairros na capital alagoana.
Em dezembro do ano passado, ele deu uma declaração pública favorável à Braskem após o rompimento da mina 18. Pescadores relataram surgimento de manchas e mortalidade de peixes na Lagoa Mundaú. Na época, o professor descartou a ligação entre a empresa e o problema ambiental.
No entanto, foi descoberto que a Braskem mantinha contrato de prestação de serviço para que a UFAL fizesse o monitoramento ambiental da Lagoa Mundaú, para produção de dados técnicos sobre os meios físico e biótico da lagoa.
A reportagem do 7Segundos mostrava que ele era um dos integrantes da pesquisa e que recebe uma bolsa mensal no valor de R$ 4.200. A informação foi apurada através do Portal da Transparência e do Diário Oficial do Estado.
À época, a universidade reafirmou que os pesquisadores têm expertise e compromisso com a sociedade em suas pesquisas, e destacou que o fato da empresa ter sido obrigada a financiar pesquisas possibilitou um salto qualitativo para os laboratórios da UFAL.
O 7Segundos reitera seu compromisso com a apuração dos fatos e a imparcialidade da notícia e repudia qualquer tipo de censura. O grupo irá recorrer de decisões que tentem impedir o exercício do jornalismo, com objetivo de defender o direito à informação.
Últimas notícias
Empreendedora transforma desafio familiar em salão de referência em Girau
Polícia Federal indicia 48 investigados por fraudes em descontos no INSS
Marina JHC celebra transformação de paciente atendida pelo Sorriso da Gente
Ex-funcionária é presa suspeita de desviar R$ 43 mil em vale-alimentação
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 54 cidades de Alagoas
Motociclista sofre múltiplas fraturas após acidente na Ponte Divaldo Suruagy
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
