Professor da UFAL tenta censurar matéria que mostrou que projeto dele é pago pela Braskem
Ele recebe bolsa financiada pela mineradora para monitorar a Lagoa Mundaú
Um professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) entrou na Justiça para tentar censurar uma matéria do Portal 7Segundos, que mostrava que uma pesquisa coordenada por ele é financiada pela Braskem, empresa apontada como responsável pelo afundamento de cinco bairros na capital alagoana.
Em dezembro do ano passado, ele deu uma declaração pública favorável à Braskem após o rompimento da mina 18. Pescadores relataram surgimento de manchas e mortalidade de peixes na Lagoa Mundaú. Na época, o professor descartou a ligação entre a empresa e o problema ambiental.
No entanto, foi descoberto que a Braskem mantinha contrato de prestação de serviço para que a UFAL fizesse o monitoramento ambiental da Lagoa Mundaú, para produção de dados técnicos sobre os meios físico e biótico da lagoa.
A reportagem do 7Segundos mostrava que ele era um dos integrantes da pesquisa e que recebe uma bolsa mensal no valor de R$ 4.200. A informação foi apurada através do Portal da Transparência e do Diário Oficial do Estado.
À época, a universidade reafirmou que os pesquisadores têm expertise e compromisso com a sociedade em suas pesquisas, e destacou que o fato da empresa ter sido obrigada a financiar pesquisas possibilitou um salto qualitativo para os laboratórios da UFAL.
O 7Segundos reitera seu compromisso com a apuração dos fatos e a imparcialidade da notícia e repudia qualquer tipo de censura. O grupo irá recorrer de decisões que tentem impedir o exercício do jornalismo, com objetivo de defender o direito à informação.
Últimas notícias
Justiça obriga secretária de Educação do Passo de Camaragibe fornecer informações da pasta
Relembre caso que condenou Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro
Marcos Pitombo revela que também sofre com perseguição após caso de Isis Valverde
MP recomenda ampliação do efetivo da Guarda Municipal de Arapiraca
Lula revela incômodo com acordo exposto por Calheiros e promete vetar Dosimetria
Após renúncia, Zambelli terá pedido de extradição julgado na Itália
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
