Maceió

[Vídeo] Mais de 60% das linhas de ônibus que atendiam alunos da Ufal não entram mais na instituição

Mudança aconteceu com a implementação do circular 4000 - UFAL

Por Juliana Leandro 17/07/2024 16h04 - Atualizado em 17/07/2024 20h08
[Vídeo] Mais de 60% das linhas de ônibus que atendiam alunos da Ufal não entram mais na instituição
Alunos pedem melhora no trajeto do novo ônibus circular - Foto: Reprodução

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió iniciou nesta segunda-feira (15) a operação da linha de integração 4000 - Circular Ufal. A medida tem como objetivo atender estudantes da universidade. O percurso será feito da entrada do campus até o observatório, de segunda à sexta-feira, entre às 6h30 e às 22h20, com intervalos entre as viagens de 10 a 15 minutos.

A linha 4000 conta com um veículo, sendo realizadas 75 viagens por dia. O acesso será feito pela porta da frente e o estudante precisará apresentar o cartão Vamu no validador. Não haverá cobrança de passagem. O serviço será acompanhado pelo DMMT e havendo necessidade, serão feitas alterações.

Mas essa não é a realidade relatada pelos estudantes da instituição. Em reportagem da Rede Antena7, vários alunos reclamaram desta medida. Muitos deles, relatam que o circular demora muito para realizar as viagens e muitas vezes preferem ir andando até seus respectivos blocos, em vez de esperar pelo transporte. 

Além disso, o gasto com passagens e tempo de viagens aumentou. Agora com redução das linhas que entram na UFAL, muitos alunos precisam realizar mais de 4 viagens para conseguir estudar. 

A situação ainda se agrava para os estudantes PCDs, que além das dificuldades que o circular vêm trazendo, eles ainda precisam lidar com a falta de acessibilidade dos pontos de ônibus. 

Os estudantes da noite, também passam por dificuldades, eles se preocupam com a falta de segurança e com a quantidade de veículos para atender os alunos deste turno.


Com a implantação da linha 4000, outras cinco linhas continuarão passando pela Ufal. São elas: 046 - Village Campestre II/ Centro, 711 - Ufal/ Ponta Verde (via Calmon), 901 - Eustáquio Gomes/ Terminal Integrado do Benedito Bentes (via Hospital Metropolitano) e 903 - Eustáquio Gomes/ Terminal Integrado do Benedito Bentes (via Ufal), 900 - Cruz das Almas / UFAL (via José Tenório).

O sindicato dos estudantes disse ainda que em reunião realizada na tarde desta terça-feira (16) entre alunos e o DMTT, foi acordado que a partir das 18h da noite o circular fará uma rota diferente para garantir mais segurança para os alunos. Uma nova reunião deve acontece no dia 23 de julho.