Governo de Alagoas e Ufal discutem projetos conjuntos para pesquisa agropecuária
Iniciativa da Fapeal estimulou trabalhos científicos para responder a demandas da Seagri e da Emater
A Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal) realizou nesta quarta-feira (24) o Seminário Agropecuária PPG Setor Público, um programa voltado para alinhar a produção de trabalhos acadêmicos com demandas reais de órgãos do Governo do Estado. O evento foi realizado no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (Ceca Ufal), em Rio Largo.
Os pesquisadores que produzem conhecimento nas áreas vegetal e animal tiveram a oportunidade de direcionar seus estudos a temas sugeridos pela Secretaria de Estado da Agricultura e Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e pelo Instituto para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater).
Fapeal, professor João Vicente Lima, além dos coordenadores dos programas de pós-graduação do Ceca (mestrados e doutorados), e demais docentes e estudantes que atuam nas pesquisas voltadas ao setor público, junto à equipe da Assessoria Científica de Formação de Capital Humano da Fapeal.
“A gente não entra nessa seara da autonomia da pesquisa, do pesquisador, dos seus alunos. Mas, para aqueles que quiserem vir para essa trilha, a gente acha que há muita coisa a ser construída. Frequentemente, as equipes do Governo têm dificuldade de olhar no horizonte mais longínquo, pensar coisas mais disruptivas. Então é importante a gente conectar as secretarias e autarquias com todos os nossos núcleos de excelência, formadores de pesquisa”, explicou o diretor executivo de ciência e tecnologia da Fapeal, professor João Vicente. “Quanto mais a gente ajustar essa estrutura de conhecimento, dessas instituições que estão na ponta, mais a universidade ganha, mais o produtor ganha, mais todo mundo ganha”.
Para o diretor do Ceca, professor Gaus Silvestre, a Ufal tem expertise em gerar conhecimento e formar recursos humanos altamente qualificados. “E agora a gente direciona isso, procura ajustar com as demandas do Estado, que são muito importantes, de uma forma que possa maximizar os recursos que são repassados à pós-graduação”, afirmou.
“Quando a gente fala em enfrentamento à fome, a gente está falando basicamente de acesso ao alimento. E o que vocês fazem aqui é pesquisa do alimento, voltado diretamente à população e saudável e de qualidade. Eu acho que a gente tem que ter esse planejamento enquanto Estado, enquanto sociedade civil e enquanto universidade. A gente busca dar uma solução de gestão à política de Agricultura e Pecuária de Alagoas”, observou a secretária de Estado da Agricultura, Aline Rodrigues, acentuando ainda a importância de levar à população do campo a produção de renda, e não apenas subsistência.
O diretor-presidente da Emater, Moisés Leandro, relatou o enfretamento de toda a sorte de desafio no sentido de prestar a melhor informação para o agricultor. “E é nesse sentido que esse seminário se reveste de uma importância muito grande, pensando ele como parte de um processo. Os desafios aqui serão tratados e a gente tem um ambiente de ressonância para gente ir ajustando aquilo que, do ponto de vista do aporte tecnológico e da disponibilidade de recurso, pode ser feito”, pontou, sempre com foco na agricultura familiar.
Durante todo o dia, tanto os coordenadores dos PPGs do Ceca quanto os técnicos da Seagri e Emater puderam apresentar seus trabalhos, no sentido de unir esforços, compartilhar oportunidades, preencher lacunas e dividir respostas.
O evento contou ainda com palestra do economista e pesquisador Cícero Péricles de Carvalho, com dados atuais e contextualizados sobre a importância econômica da agropecuária para Alagoas.
Últimas notícias
Polícia Militar prende dois suspeitos por tráfico de drogas em Joaquim Gomes
Paciente psiquiátrico é encontrado em área de mata no município de Pilar
Prefeitura de Arapiraca altera horário da coleta de lixo na véspera de Natal
Alagoas Sem Fome e SEDH fazem doações de alimentos a povos de Matriz Africana
Caio Bebeto propõe lei para acabar com cobrança indevida "de ar" na conta de água em Maceió
Rateio histórico valoriza profissionais da educação em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
