Loja do Cooperativismo e Economia Solidária abre as portas no Mercado das Artes 31
Armazém Alagoas + Cooperativa conta com produtos da agricultura familiar e do artesanato produzido no estado
Encerrando as ações do mês do Cooperativismo, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, abre, nesta sexta-feira (26), a primeira loja de comercialização do Cooperativismo de Alagoas.
O Armazém Alagoas + Cooperativa fica no Mercado das Artes 31, na avenida Cícero Toledo, ao lado do Centro Pesqueiro, no Jaraguá. O espaço funcionará com uma loja boutique.
Para a abertura, o Armazém conta com produtos de 15 cooperativas e empreendimentos da economia solidária, como geleias, vinho, licor, leite, peças de artesanato.
A superintendente de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Maria Gurgel, explica que o espaço fortalece o trabalho realizado pela Sedics.
"Ao oferecer esses produtos em um ponto turístico relevante, estamos fortalecendo nossa economia local e promovendo a riqueza cultural de Alagoas. É uma oportunidade para que turistas e moradores conheçam, valorizem e consumam o que temos de melhor".
A proposta é criar uma vitrine para apresentar aos alagoanos e turistas que circulam pelo local os produtos genuinamente de Alagoas e transformar o Armazém em um ponto de referência para a comercialização das cooperativas e empreendimentos da economia solidária.
A implantação do espaço é uma iniciativa da Sedics, em parceria com o Mercado das Artes 31 e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes).
A secretária Alice Beltrão destaca que o Armazém demonstra, mais uma vez, o protagonismo do Cooperativismo no Governo de Alagoas. “É uma oportunidade para os empreendimentos comercializarem diretamente suas produções e demonstrar o quanto existe de riquezas no estado”.
O espaço é aberto para todas as cooperativas e empreendimentos da economia solidária de Alagoas. Quem tiver interesse deverá preencher um formulário on-line, clicando no banner disponível no endereço eletrônico da Sedics (www.sedics.al.gov.br).
Mês do Cooperativismo
Em alusão ao Dia do Cooperativismo, celebrado em 2024 no dia 6 de julho, a Sedis, por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, realizou diversas ações e firmou parcerias importantes para o setor, como a parceria com CRC-AL para a criação da Comissão do Cooperativismo Contábil e com a OAB-AL para a instituição da Comissão do Direito Cooperativo.
Também foi realizado o Encontro do Cooperativismo Alagoano (Encoopal), promovendo o encontro de mais de 200 cooperativas e o debate de estratégias e ações para o fortalecimento do segmento em Alagoas.
Para fomentar ainda mais o setor, foi lançado o programa Alagoas + Cooperativa, que visa integrar as ações de várias secretarias, órgãos e entidades.
Outra iniciativa da Sedics, por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, foram as Conferências Territoriais de Economia Solidária, realizadas em Delmiro Gouveia e Maragogi, que reuniu diversos atores sociais, empreendedores, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
Os encontros debateram o papel da economia solidária no desenvolvimento socioeconômico, propondo políticas públicas que incentivem e consolidem práticas econômicas solidárias e sustentáveis.
Últimas notícias
Prefeitura de Arapiraca divulga nova data das provas do concurso da Educação
Árvore cai, atinge veículo estacionado e bloqueia rua no bairro do Prado
Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido no bairro Jardim Tropical, em Arapiraca
IML de Arapiraca localiza familiares de homem natural de Fernando de Noronha (PE)
Idoso fica ferido após princípio de incêndio causado por panela esquecida no fogão
Conselho Superior do MPAL dá posse a três novos procuradores de Justiça
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
