Loja do Cooperativismo e Economia Solidária abre as portas no Mercado das Artes 31
Armazém Alagoas + Cooperativa conta com produtos da agricultura familiar e do artesanato produzido no estado
Encerrando as ações do mês do Cooperativismo, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, abre, nesta sexta-feira (26), a primeira loja de comercialização do Cooperativismo de Alagoas.
O Armazém Alagoas + Cooperativa fica no Mercado das Artes 31, na avenida Cícero Toledo, ao lado do Centro Pesqueiro, no Jaraguá. O espaço funcionará com uma loja boutique.
Para a abertura, o Armazém conta com produtos de 15 cooperativas e empreendimentos da economia solidária, como geleias, vinho, licor, leite, peças de artesanato.
A superintendente de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Maria Gurgel, explica que o espaço fortalece o trabalho realizado pela Sedics.
"Ao oferecer esses produtos em um ponto turístico relevante, estamos fortalecendo nossa economia local e promovendo a riqueza cultural de Alagoas. É uma oportunidade para que turistas e moradores conheçam, valorizem e consumam o que temos de melhor".
A proposta é criar uma vitrine para apresentar aos alagoanos e turistas que circulam pelo local os produtos genuinamente de Alagoas e transformar o Armazém em um ponto de referência para a comercialização das cooperativas e empreendimentos da economia solidária.
A implantação do espaço é uma iniciativa da Sedics, em parceria com o Mercado das Artes 31 e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes).
A secretária Alice Beltrão destaca que o Armazém demonstra, mais uma vez, o protagonismo do Cooperativismo no Governo de Alagoas. “É uma oportunidade para os empreendimentos comercializarem diretamente suas produções e demonstrar o quanto existe de riquezas no estado”.
O espaço é aberto para todas as cooperativas e empreendimentos da economia solidária de Alagoas. Quem tiver interesse deverá preencher um formulário on-line, clicando no banner disponível no endereço eletrônico da Sedics (www.sedics.al.gov.br).
Mês do Cooperativismo
Em alusão ao Dia do Cooperativismo, celebrado em 2024 no dia 6 de julho, a Sedis, por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, realizou diversas ações e firmou parcerias importantes para o setor, como a parceria com CRC-AL para a criação da Comissão do Cooperativismo Contábil e com a OAB-AL para a instituição da Comissão do Direito Cooperativo.
Também foi realizado o Encontro do Cooperativismo Alagoano (Encoopal), promovendo o encontro de mais de 200 cooperativas e o debate de estratégias e ações para o fortalecimento do segmento em Alagoas.
Para fomentar ainda mais o setor, foi lançado o programa Alagoas + Cooperativa, que visa integrar as ações de várias secretarias, órgãos e entidades.
Outra iniciativa da Sedics, por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, foram as Conferências Territoriais de Economia Solidária, realizadas em Delmiro Gouveia e Maragogi, que reuniu diversos atores sociais, empreendedores, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
Os encontros debateram o papel da economia solidária no desenvolvimento socioeconômico, propondo políticas públicas que incentivem e consolidem práticas econômicas solidárias e sustentáveis.
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
