Loja do Cooperativismo e Economia Solidária abre as portas no Mercado das Artes 31
Armazém Alagoas + Cooperativa conta com produtos da agricultura familiar e do artesanato produzido no estado

Encerrando as ações do mês do Cooperativismo, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, abre, nesta sexta-feira (26), a primeira loja de comercialização do Cooperativismo de Alagoas.
O Armazém Alagoas + Cooperativa fica no Mercado das Artes 31, na avenida Cícero Toledo, ao lado do Centro Pesqueiro, no Jaraguá. O espaço funcionará com uma loja boutique.
Para a abertura, o Armazém conta com produtos de 15 cooperativas e empreendimentos da economia solidária, como geleias, vinho, licor, leite, peças de artesanato.
A superintendente de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Maria Gurgel, explica que o espaço fortalece o trabalho realizado pela Sedics.
"Ao oferecer esses produtos em um ponto turístico relevante, estamos fortalecendo nossa economia local e promovendo a riqueza cultural de Alagoas. É uma oportunidade para que turistas e moradores conheçam, valorizem e consumam o que temos de melhor".
A proposta é criar uma vitrine para apresentar aos alagoanos e turistas que circulam pelo local os produtos genuinamente de Alagoas e transformar o Armazém em um ponto de referência para a comercialização das cooperativas e empreendimentos da economia solidária.
A implantação do espaço é uma iniciativa da Sedics, em parceria com o Mercado das Artes 31 e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes).
A secretária Alice Beltrão destaca que o Armazém demonstra, mais uma vez, o protagonismo do Cooperativismo no Governo de Alagoas. “É uma oportunidade para os empreendimentos comercializarem diretamente suas produções e demonstrar o quanto existe de riquezas no estado”.
O espaço é aberto para todas as cooperativas e empreendimentos da economia solidária de Alagoas. Quem tiver interesse deverá preencher um formulário on-line, clicando no banner disponível no endereço eletrônico da Sedics (www.sedics.al.gov.br).
Mês do Cooperativismo
Em alusão ao Dia do Cooperativismo, celebrado em 2024 no dia 6 de julho, a Sedis, por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, realizou diversas ações e firmou parcerias importantes para o setor, como a parceria com CRC-AL para a criação da Comissão do Cooperativismo Contábil e com a OAB-AL para a instituição da Comissão do Direito Cooperativo.
Também foi realizado o Encontro do Cooperativismo Alagoano (Encoopal), promovendo o encontro de mais de 200 cooperativas e o debate de estratégias e ações para o fortalecimento do segmento em Alagoas.
Para fomentar ainda mais o setor, foi lançado o programa Alagoas + Cooperativa, que visa integrar as ações de várias secretarias, órgãos e entidades.
Outra iniciativa da Sedics, por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, foram as Conferências Territoriais de Economia Solidária, realizadas em Delmiro Gouveia e Maragogi, que reuniu diversos atores sociais, empreendedores, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
Os encontros debateram o papel da economia solidária no desenvolvimento socioeconômico, propondo políticas públicas que incentivem e consolidem práticas econômicas solidárias e sustentáveis.
Últimas notícias

Cerca de vinte papeleiras são destruídas por ação de vândalos, em Maceió
![[Vídeo] Buracos e lama atrapalham tráfego próximo ao Terminal de Ônibus no Centro de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/TL5yDn2SJ45BdB4lFMLsz-ohYRM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-05-05-094605.png)
[Vídeo] Buracos e lama atrapalham tráfego próximo ao Terminal de Ônibus no Centro de Arapiraca

Homem morre em piscina de chácara durante encontro com garotas de programas
Pai se ajoelha no local em que filho foi morto pela PM; despedida foi marcada por forte comoção em Palmeira dos Índios

Planos de saúde em Maceió são multados em mais de R$ 390 mil
Jovem de 24 anos morre atropelada no município de São Sebastião no Agreste de AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
