Esmal abre nova turma para formação de assessores judiciais
É necessário cursar a partir do 8º período de Direito ou ser bacharel na área; inscrições seguem até 9/8, com 50 vagas, sendo 5 para bolsistas
Nesta terça-feira (30), estudantes a partir do 8º semestre e bacharéis em Direito terão a oportunidade de se matricular na 2ª turma do Curso de Formação de Assessores Judiciais de 1° e 2° graus. A capacitação durará pelo menos três meses e é promovida pela Escola Superior da Magistratura (Esmal).
Embora não garanta emprego público, o curso formará um cadastro de profissionais que podem vir a ser chamados pelos magistrados do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) para assumirem funções de assessor de juiz ou assessor de desembargador.
O curso disponibilizará 5 vagas remuneradas para o Programa de Residência Jurídica da Esmal, que terá duração de um ano. As regras de participação serão divulgadas em edital específico, a ser divulgado posteriormente.
Clique aqui para ler o edital que regerá a formação.
Serão ofertadas 50 vagas e os matriculados terão acesso a 255 horas de aula, parte delas com professores do próprio Judiciário, além de outros docentes com ampla experiência nas preparações para carreiras jurídicas.
As aulas acontecerão de forma presencial na sede da Esmal, localizada no bairro do Farol, no horário da noite, das 19h até as 21h50. A data ajustada para o começo do curso é 19 de agosto.
A estrutura pedagógica será desenvolvida em três módulos, o primeiro destinado a conhecimentos estruturais e gerais para o exercício do cargo de assessor; o segundo, um módulo civil, abrangendo várias áreas, como família, criança e adolescente e o eleitoral; e o terceiro será um módulo criminal.
As inscrições poderão ser efetuadas a partir das 12h do dia 30 de julho até as 12h do dia 9 de agosto, por meio do Sistema de Eventos da Esmal, disponível no endereço https://eventosesmal.tjal.jus.br. O valor total da formação poderá ser dividido em quatro parcelas de R$750, por boleto bancário, ou à vista, com 10% de desconto.
Bolsas de estudos
A Esmal vai disponibilizar cinco bolsas de estudo integrais para os interessados que estejam em situação de hipossuficiência econômica e financeira, desde que comprovem a sua condição enviando os seguintes documentos para o e-mail [email protected]:
I) Inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) com a comprovação recebimento de algum benefício social em âmbito federal, estadual ou municipal;
II) Obtenção de bolsa integral do Programa Universidade para Todos (PROUNI), se ainda estiver cursando Direito;
III) Obtenção de bolsas ou auxílios concedidos por Universidade Pública, mediante declaração ou documentos que especifique os critérios utilizados para concessão do auxílio, se ainda estiver cursando Direito;
ou IV) Comprovação de Renda familiar mensal per capita igual ou inferior a 1/4 (um quarto) do salário-mínimo.
Os candidatos selecionados para obtenção da bolsa, conforme ordem cronológica de envio da documentação e sua admissão pela Esmal, serão convocados para realizar a inscrição definitiva no curso, sujeitando-se a todas as demais regras previstas no edital e no contrato do curso.