Governo Lula diverge do TSE e manda assessor à Venezuela após ataque ao sistema eleitoral
País realizará eleição presidencial neste domingo (28) em meio à clima de tensão
Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de não mais enviar observadores para a eleição na Venezuela – que acontece neste domingo (28) -, o Brasil terá como representante apenas Celso Amorim, assessor-chefe especial do presidente da República — ele desembarcou em Caracas na sexta-feira (26).
As falsas acusações do atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, contra o sistema eleitoral brasileiro motivaram o corte dos representantes do TSE, que repudiou as declarações sobre suposta falta de auditoria das urnas brasileiras — a Justiça Eleitoral, porém, realiza o procedimento.
Amorim, porém, decidiu manter a viagem mesmo após as declarações de Maduro.
Por que Amorim foi à Venezuela?
O assessor — que já foi chanceler do Brasil — não vai à Venezuela com a missão de verificar urnas ou votações.
De acordo com fontes do governo ouvidas pela CNN, ele vai “observar“ a eleição e levar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) as informações que vier a colher. Ele deve colher impressões do processo e auxiliar a posição do Palácio do Planalto após a divulgação dos resultados.
Pelo cenário instável registrado no país e o clima de tensão, uma equipe de segurança acompanha o Amorim durante a viagem.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
