Candidato a prefeito de Cajueiro aceita ‘desafio’ de deputada e decide não usar fogos com estampido na campanha
O candidato a prefeito de Cajueiro, Eta Nemésio, aceitou a proposta da deputada estadual Cibele Moura e decidiu não usar fogos de artifício com estampido durante a campanha eleitoral
O candidato a prefeito de Cajueiro, Eta Nemésio, aceitou a proposta da deputada estadual Cibele Moura e decidiu não usar fogos de artifício com estampido durante a campanha eleitoral.
“Como não atender a um desafio tão importante? A minha amiga Cibele Moura desafiou e eu aceitei a proposta de não usar fogos de artifício com estampidos durante as Eleições 2024. Essa medida respeita os idosos, as pessoas autistas e os animais”, afirmou Eta.
Cibele foi relatora, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, da Lei Estadual 9.146, sancionada no dia 15 de janeiro deste ano. De autoria do então deputado Léo Loureiro, a legislação proíbe a comercialização, o transporte e a utilização de fogos de artifício com estampido em Alagoas.
A lei já está em vigor, porém as penalidades previstas para quem descumprir a legislação só irão vigorar a partir de 2026, prazo dado para que o comércio de fogos de artifício realize as adequações. No entanto, a deputada busca conscientizar, para o pleito deste ano, o maior número de candidatos possível, com o objetivo de iniciar uma “onda do bem”.
“Usar fogos de artifício sem estampido é um exemplo claro de como podemos celebrar nossas conquistas e nossos momentos de alegria de maneira inclusiva. É um apelo feito há muito tempo por familiares de pessoas que sofrem com esse barulho e tenho certeza de que, nesse ano, as Eleições em Alagoas serão mais inclusivas”, comemorou Cibele.
Outros candidatos também seguiram o exemplo da deputada, como o prefeito de Paripueira, Abrahão Moura, e a candidata a prefeita da Barra de Santo Antônio, Manu Moura. O pré-candidato a vereador por Maceió, Ib Brêda, citou o exemplo da parlamentar e disse que, em sua campanha, não serão utilizados fogos de artifício com estampidos, “em respeito às crianças autistas, aos pets e aos idosos”.