Olimpíadas

Estados Unidos vence Austrália e salva Brasil nas Olimpíadas

A classificação dramática do Brasil foi celebrada por jogadoras e torcedores, que agora esperam ansiosos pelo próximo desafio nas quartas de final

Por Lane Gois 31/07/2024 16h04 - Atualizado em 31/07/2024 17h05
Estados Unidos vence Austrália e salva Brasil nas Olimpíadas
Estados Unidos vence Austrália e salva Brasil nas Olimpíadas - Foto: Reprodução

Em um jogo emocionante pela terceira rodada da fase de grupos do futebol feminino nas Olimpíadas de Paris, os Estados Unidos venceram a Austrália por 2 a 1 e garantiram a classificação do Brasil para as quartas de final como um dos dois melhores terceiros colocados.

Desde o início, os Estados Unidos demonstraram superioridade, controlando a posse de bola e criando várias oportunidades de gol. A equipe americana abriu o placar aos 42 minutos do primeiro tempo, com Rodman aproveitando uma cabeçada de Smith em um lance polêmico, revisado pelo VAR devido a uma possível interferência de uma jogadora em posição de impedimento. O gol foi confirmado após alguns minutos de revisão, aumentando a tensão no estádio.

No segundo tempo, os Estados Unidos continuaram pressionando e ampliaram a vantagem aos 31 minutos, com um golaço de Albert, que acertou um chute indefensável no ângulo direito da goleira Arnold.

Precisando de um empate para manter viva a esperança de classificação, a Austrália se lançou ao ataque nos minutos finais. Aos 46 minutos, Kennedy marcou para as Matildas, acendendo a esperança de uma virada. No entanto, no minuto seguinte, a zagueira perdeu a chance de empatar ao furar uma cabeçada na pequena área.

Com a vitória americana, o Brasil, que havia sido derrotado pela Espanha em uma partida onde Marta foi expulsa, garantiu uma das vagas como um dos melhores terceiros colocados. O triunfo dos Estados Unidos foi crucial para as Guerreiras Brasileiras, que agora avançam para as quartas de final, onde enfrentarão um adversário ainda a ser definido.

Os Estados Unidos se classificaram em primeiro lugar no Grupo B e enfrentarão o Japão nas quartas de final. A partida está marcada para sábado, 3 de agosto, às 10h (horário de Brasília), no Parc des Princes.

Ficha Técnica


Estados Unidos 2 x 1 Austrália
Gols Rodman (42' 1ºT), Albert (31' 2ºT) (EUA); Kennedy (46' 2ºT) (AUS)
Cartões Amarelo Coffey (EUA), Gustavsson (AUS)

Posse de Bola
 

Austrália 24% x 76% Estados Unidos

Finalizações 

 Austrália 6 (1 no gol) x 21 (9 no gol) Estados Unidos


*Estagiário sob supervisão da redação